FecharX

Exposição em restaurante de BH homenageia o poeta Carlos Drummond de Andrade

'O Anjo Torto: Drummond por Genin’, contém acervo de aproximadamente 30 caricaturas feitas pelo cartunista e artista plástico Genin Guerra



Créditos da imagem: Ludmila Amâncio
Main cr%c3%a9dito   ludmila am%c3%a2ncio
Segundo Genin, a exposição, que faz parte do acervo fixo do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, nasceu em 2002, ano do centenário do escritor, e de lá para cá já passou por cinco cidades de Portugal
Redação Sou BH
06/06/21 às 10:13
Atualizado em 06/06/21 às 10:13

O Andrade Restaurante, na Savassi, recebe até 31 de agosto a exposição ‘O Anjo Torto: Drummond por Genin’, composta de um acervo de aproximadamente 30 caricaturas feitas pelo cartunista e artista plástico Genin Guerra para homenagear o escritor Carlos Drummond de Andrade ou ilustrar as matérias que o próprio poeta escreveu durante o período em que colaborou no jornal O Cometa Itabirano, nos anos 80. Entre os trabalhos expostos há também cartas de Drummond enviadas ao periódico e desenhos inspirados em seus poemas.

Segundo Genin, a exposição, que faz parte do acervo fixo do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, nasceu em 2002, ano do centenário do escritor, e de lá para cá já passou por cinco cidades de Portugal, marcou presença na Feira do Livro, na Serraria Souza Pinto, em 2003, na Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP), e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outros locais. Essa será a primeira vez que um restaurante recebe a mostra.

Sobre Genin Guerra

Conterrâneo de Carlos Drummond de Andrade, o artista plástico Luiz Eugênio Quintão Guerra, ou apenas Genin Guerra, nasceu em Itabira, em 9 de janeiro de 1959. Ele soma 40 anos de carreira e várias linguagens artísticas como cartum, charge, caricatura, escultura e ilustrações diversas.

Um dos fundadores do jornal O Cometa Itabirano, Genin é autor de três esculturas em bronze em sua cidade natal. Uma no Memorial Carlos Drummond de Andrade, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer; outra na Fundação Carlos Drummond de Andrade; e a terceira [uma imagem do poeta ainda criança] instalada na entrada da Fazenda do Pontal.

O cartunista também é autor de “Solo – Álbum das glórias musicais”, lançado em outubro de 2020. A obra retrata as três grandes paixões do artista: escultura, caricatura e música. Ao longo dos últimos 10 anos, Genin vem se dedicando ao trabalho em cerâmica, retratando compositores brasileiros da música popular.

Serviço:

Exposição ‘O Anjo Torto: Drummond por Genin’
Local: Andrade Restaurante (R. Alagoas, 851 – Savassi)
Em cartaz até 31 de agosto
Horário: Segunda a sexta-feira: 11h às 15h | Sábado: 11h às 19h
Entrada gratuita