FecharX

Festival da Goiaba: entre no clima e aprenda a fazer bolinho de queijo com goiabada

Já no clima do Festival da Goiaba, que acontece neste fim de semana, separamos receitas diferentes e deliciosas que tem como o ingrediente principal a goiaba



Créditos da imagem: Getty Images
Main 3
Aprenda a fazer um delicioso bolinho de queijo com goiabada
Conteúdo Patrocinado
25/04/23 às 16:09
Atualizado em 25/04/23 às 16:22

Durante os dias 28 de abril a 1º de maio a prefeitura de Rio Acima promove a volta do Festival da Goiaba, festa tradicional da região que teve a sua última edição em 2014. Já que a fruta está presente nas receitas mais amadas pelos mineiros, nada mais justo que receba uma festa só para ela.

Contando com 50 barracas com diversas receitas, além de cervejas e muito artesanato, o festival, localizado a apenas 39 quilômetros de Belo Horizonte, espera receber 40 mil pessoas na Praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos, nos quatro dias de festa.

Para celebrar a época de colheita da fruta, que dá origem a um dos doces mais famosos do país, Rio Acima vai receber shows gratuitos de músicos regionais e nacionais. No primeiro dia de festa, o Grupo Revelação é atração confirmada,  juntamente com outros cantores. Já o encerramento vai contar com apresentações durante todo o dia, incluindo dois grandes nomes da música mineira e nacional: o cantor e compositor Lô Borges e a banda 14 Bis. Clique aqui e veja a programação completa.


Entrando no clima do Festival da Goiaba, durante esta semana, vamos compartilhar algumas receitas, em parceria com o Territórios Gastronômicos, para os amantes da fruta.

Veja a seguir a receita de bolinho de queijo com goiabada.


Receita de bolinho de queijo com goiabada


Ingredientes:


  • Queijo ralado: 1 xícara
  • Ovos: 2
  • Leite condensado: 1 lata
  • Coco ralado sem açúcar: 100 gramas
  • Manteiga sem sal: 3 colheres de sopa
  • Farinha de trigo: 1/2 xícara
  • Fermento em pó: 1 colher de chá
  • Goiabada cortada em pedaços: 100 gramas


Modo de preparo:


Bata no liquidificador o queijo, os ovos, o leite condensado, o coco ralado, a manteiga e a farinha de trigo.

Coloque o fermento em pó e misture. Você pode usar forminhas individuais ou uma assadeira untada. Coloque uma camada da massa. Em seguida, a goiabada cortada em pedaços. Finalize com mais uma camada da massa. 

Leve ao forno pré aquecido a 180°C durante 20 minutos.

Pronto, agora é só servir! Esta receita é rápida, prática e gostosa. Uma ótima dica para quando você for receber família e amigos em casa e quer surpreender os convidados com uma boa receita mineira.


Foto: Getty Images


Experimente e aprenda novas receitas no Festival da Goiaba


As goiabeiras são nativas nas matas da região de Rio Acima e também são cultivadas por pequenos agricultores. A colheita da fruta é feita manualmente nas árvores do pomar das casas e em sítios. Com a abundância das goiabas, as famílias da cidade passam de geração em geração diferentes receitas artesanais que a tem como ingrediente principal.

Assim, o evento se prepara para quatro dias de muitas receitas e combinações especiais, desenvolvidas pelos rio-acimenses. 

Os principais produtos que estarão presentes no festival são a goiabada cascão, em compota e os licores. Mas as 50 barracas que serão instaladas na praça vão trazer uma imensa variedade de doces, bebidas, bolos, geleias, sorvetes e até ketchup, que tem como protagonista o sabor da goiaba. 

Esta é uma oportunidade única para quem ama goiaba e quer conhecer as diferentes combinações da fruta. 


Participe do Festival da Goiaba e conheça Rio Acima


Além da gastronomia e uma extensa agenda de shows durante quatro dias, o Festival da Goiaba também é uma oportunidade para conhecer a cidade de Rio Acima, muito conhecida pelas suas cachoeiras. 

Acesse nossa agenda e confira todos os detalhes e a programação completa do evento, além de outras opções para turistar em Rio Acima.