Cidade da Região Metropolitana de BH tem longa tradição no cultivo e na elaboração de receitas
Dentre aproximadamente vinte espécies de jabuticaba existentes no Brasil, a mais doce é encontrada em Sabará, e leva o nome da cidade. Nesta quarta-feira (24/11) o município na Região Metropolitana de BH abre mais uma edição do Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia, que acontece em suas praças até o próximo 27/11. Famílias produtoras locais oferecem no evento mais de 40 produtos derivados – geleias, pães, tortas, balas, temperos, licores, doces, além da própria fruta in natura.
“As famílias esperam o ano todo para a chegada do festival, pois ele movimenta a economia da cidade. A expectativa para este ano é atrair mais de 140 mil pessoas nos quatro dias”, conta Elizabeth Braga, organizadora do evento e presidente da Associação de Produtores e Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas). Os produtos à venda replicam receitas artesanais, passadas entre gerações na cidade que se dedica ao cultivo da jabuticaba já há muitos anos. A produção fica por conta de 26 mulheres associadas à Asprodejas.
Além da jabuticaba e seus derivados, o festival tem como atrações show de Maurício Tizumba, uma seresta com o radialista Acir Antão e uma vesperata programada para o primeiro dia do evento. Também estará presente o chef Flavio Trombino, do restaurante Xapuri, de BH, que abre o festival com seu Cozinha Show.
36º Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia de Sabará
Quinta (24/11) – das 18h às 22h
Sexta (25/11) – das 10h às 22h
Sábado e domingo (26 e 27/11) – das 9h às 22h
No centro histórico de Sabará, próximo às praças Melo Vianna e Santa Rita.
Programação completa disponível no site oficial do festival.