Evento em BH homenageia tradição britânica, promove shows e qualifica bares da capital
Festival celebra uma década com mais de 80 rótulos e ação voltada ao mercado artesanal local
O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) será realizado no dia 23 de agosto, na Praça da Assembleia. Em sua 12ª edição, o evento marca a celebração dos 10 anos do festival, homenageando a escola cervejeira britânica e os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido.
Pela primeira vez em espaço público, a entrada será gratuita mediante a retirada de ingresso pelo Sympla e a doação de um quilo de alimento não perecível.
A escola cervejeira britânica, que foi a primeira homenageada do festival em 2015, volta a ser tema central da programação. O FICC também comemora uma década de atuação do consulado britânico em BH, que participa da edição como parceiro institucional.
Além de 20 cervejarias nacionais, o evento contará com três participantes internacionais, totalizando mais de 80 rótulos.
A programação inclui cinco shows principais, feira criativa, pista de skate, espaço kids, recreações e exposições. Na área musical, as atrações vão de tributos a Beatles e Pink Floyd até apresentações de Supla e do DJ Cateb.
Duas áreas gastronômicas complementam a proposta do festival. Na Praça da Brasa, quatro assadores conduzem a experiência com foco em carnes.
Já na Praça Gastronômica, seis operações oferecem diversidade de pratos, acompanhadas por estandes de vinhos e drinques.
O público ainda poderá visitar a “School of Rock Experience” e conferir uma exposição de quadros ligados à cultura do rock.
Entre as novidades desta edição está o lançamento do programa FICC – Golden Beer Taps, voltado para a capacitação de 15 bares especializados em cervejas artesanais de BH.
A seleção dos bares será feita a partir de uma curadoria com foco na descentralização geográfica, buscando representantes de diferentes regionais da capital.
Os participantes receberão treinamentos voltados ao serviço técnico, operação, atendimento e aprofundamento no universo cervejeiro.
Ao final do processo, os bares com melhor desempenho serão premiados e divulgados no Roteiro de Bares Cervejeiros de BH, que será lançado pelo próprio festival. Os três melhores também estarão presentes na próxima edição do FICC, em 2025.
Praça da Assembleia – Belo Horizonte (MG)
23 de agosto de 2025
A partir das 11h
Ingressos gratuitos: retirada pelo Sympla