FecharX

Chef e grupo de voluntários vão oferecer comida italiana de graça na Praça da Estação

O evento acontece nesta terça e é voltado para população de rua



Créditos da imagem: Arquivo pessoal/Jordani Macedo
Main capa
Jordânia Andrade *
21/05/19 às 18:00
Atualizado em 22/05/19 às 13:16

Nesta terça-feira (21), quem passar pela Praça da Estação vai poder provar os sabores da Itália com um toque mineiro. Um grupo de voluntários de BH se uniu em prol da solidariedade para preparar um prato especial para as pessoas em situação de rua. O evento é chamado Sopa de Pedra, mas serve comida de verdade, preparada por um chef conhecido, e acontece de 21h às 23h, perto da Estação Central. 

A inciativa partiu do chef Américo Piacenza, dono do Cantina Piacenza, que se juntou a amigos e empresários para criar um grupo de voluntários que promovem essa distribuição de alimentos para a população de rua. "A ideia é trazer o engajamento das pessoas, não só ajudando financeiramente, mas apoiando, com o diálogo, as pessoas que passam por ali. Não é só os moradores de rua que a gente atende, mas todo o cidadão que passar pela praça", comenta o empresário Jordani Macedo, um dos integrantes do projeto.

Toda a comida é feita numa panela que Américo criou especialmente para a ocasião. A receita usada no jantar será italiana, mas o prato servido ainda é surpresa. O chef já promoveu outros jantares parecidos, mas não existe uma periodicidade definida para o evento, que pode acontecer mensalmente ou de dois em dois meses. Para esta edição, os organizadores recomendam que os participantes levem sua própria bebida, e, caso alguém queira contribuir com roupas, cobertores e itens de higiene, é só entregar a um dos voluntários. 

Entre os integrantes do grupo, estão médicos e psicólogos que oferecem orientações gratuitas para as pessoas que participam do jantar. "A gente orienta os nossos voluntários a dar atenção e conversar com as pessoas, ás vezes quem está ali só precisa de uma instrução, ou uma palavra", acrescenta Jordani. 

Sopa de Pedra

O nome do evento faz referência a uma história bem antiga, de um português viajante, muito simples e pobre. Orgulhoso demais para pedir comida, batia de porta em porta e pedia aos donos das casas que lhe emprestassem uma panela para que ele preparasse uma sopa com uma pedra que tinha acabado de encontrar.Curiosos, os donos da casa permitiam e, minutos depois, o português estava na cozinha preparando a refeição. Para a tal sopa, o viajante pedia ingredientes, como sal, batata e feijão. E, no final, com a ajuda de cada pessoa, todos se alimentavam e dividiam a 'sopa de pedra'.

* sob supervisão da editora-chefe, Érika Gimenes