FecharX

No Dia Mundial do Café, bares de BH ensinam a preparar drinks com a bebida

Veja a seleção do Sou BH com estabelecimentos que montaram coquetéis autorais com café



Créditos da imagem: Maíra Rolim
Main caf%c3%a9 maira rolim prancheta 1
Receita do drink Duplo Expresso, da Panorama Pizzaria, lea cachaça, conhaque, licor de chocolate, suco de laranja, mel, licor de menta, cacau em pó e, claro, café expresso
Redação Sou BH
14/04/21 às 13:36
Atualizado em 14/04/21 às 13:39

Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Café. Consumido por 90% da população, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café, a bebida é uma paixão nacional. Produzido em todas as regiões mineiras, o grão é ingrediente certo também em coquetéis de bares de Belo Horizonte. O Sou BH convidou alguns estabelecimentos para preparar alguns drinks com o café. Confira!

Duplo Expresso
Receita da Panorama Pizzaria
R. Sapucaí, 533 - Floresta

Este drink pode ser preparado straight up (sem gelo) para dias mais amenos e servido na taça martini; ou on the rocks (com gelo) para dias mais quentes. Nestas ocasiões basta servi-lo em num copo highball (longo).

 

Ingredientes

- 25 ml de cachaça curtida no carvalho

- 25 ml de Brandy (conhaque)

- 25 ml de creme de cacau ou licor de chocolate

- 25 ml de café expresso puro

- 5 ml de suco de laranja natural coado

- 1 colher de sopa de mel de aroeira (pode usar o silvestre)

- 2 splashs de licor de menta

- Casca de 1/4 de laranja

- Cacau 100% em pó

 

Modo de preparo

Coloque em uma coqueteleira a cachaça, o brandy, o creme de cacau e o café. Em seguida coloque a colher de mel e mexa pra dissolvê-lo. Adicione o restante dos ingredientes e 6 pedras de gelo. Bata até gelar bem o copo. Coe o líquido para uma taça martini. Esprema a casca de laranja em cima do líquido para que o sumo fique na superfície. Decore com uma rodela fina de laranja na superfície do drink, polvilhada com um pouco de cacau 100% por cima, e coloque no centro da rodela um ramo pequeno de hortelã.

 

Uaite Russian
Receita do Piratas BBQ
Rua Alberto Cintra, 80 – União

Segundo o bartender Conrado Salazar, responsável pela carta de drinks da casa, trata-se de uma ‘releitura amineirada’ do clássico White Russian, este a base de vodka. “Além da entrada perfeita da cachaça de carvalho no lugar da vodka, o xarope de laranja dá um leve sabor cítrico ao cocktail, que combina perfeitamente com o café. É um drink ideal para esses dias com temperatura mais baixas que estão chegando”, conta.

Ingredientes

- 60 ml de cachaça amarela envelhecida em carvalho
- 5 ml de xarope monin de laranja amarga
- 20 ml de licor de café
- 20 ml de café cold brew (café passado a frio)
- 30 ml de heavy cream

Modo de preparo

Em um copo baixo, coloque o gelo, a cachaça, o xarope de laranja, o licor de café e o café cold brew. Misture levemente com uma colher. Lentamente, por cima, coloque o creme, amortecido por uma colher e de preferência sobre o gelo. A ideia é ele repousar sobre a mistura, fazendo duas camadas, e ir se misturando lentamente. Decore com noz moscada em pó e um pau de canela

Como fazer o café cold brew

Pegue uma medida de café em grão. Bata no liquidificador até atingir a floculação de um ovo maltine. Não é necessário virar pó. Coloque em um recipiente com 10 medidas de agua filtrada a temperatura ambiente. Tampe e reserve na geladeira por 18 a 24h. O último passo é coar a mistura. O cold brew também  pode ser consumido  puro, em um copo longo com gelo, adoçado a gosto e com uma casquinha de alguma fruta cítrica da sua preferência.

Receita do heavy cream

- 250 ml de creme de leite fresco
- 150 ml de leite
- 25g de açúcar cristal (ou 50 ml de xarope de açúcar)

Bata o creme de leite no liquidificador até que comece a ficar aerado. (Dica: tenha muito cuidado para não bater demais e virar chantilly). Assim que arear, misture o açúcar ou o xarope e o leite. Bata mais um pouco até ganhar um pouco de consistência entre líquido e creme. Conserve em geladeira