FecharX

Panetone de pistache viraliza e conquista paladares em Belo Horizonte

Ingrediente da moda chega às iguarias para o fim de ano nas apostas de confeitarias artesanais



Créditos da imagem: @luniedoces
Main lunie doces
A semente é a aposta dos panetones da Lunie Doces, marca artesanal originária de Sabará, na Grande BH, e que abriu neste mês uma unidade no bairro Funcionários, em BH
Redação Sou BH
18/12/23 às 09:54
Atualizado em 18/12/23 às 09:54

O pistache, uma semente com história milenar e simbolismo de riqueza, está ganhando cada vez mais espaço na gastronomia brasileira e alcançando milhões de visualizações no Instagram com panetones da iguaria com até 6kg. Em Belo Horizonte, a Lunie Doces, uma marca artesanal originária de Sabará, inaugurou uma unidade no bairro Funcionários e traz sua versão do panetone de pistache. Pesando cerca de 1,1kg, o produto possui recheio de creme de pistache crocante, cobertura de brigadeiro de pistache e uma lateral decorada com pistache tostado. Vendido a R$ 195, o panetone pode ser encomendado pelo site da confeitaria. Além disso, a loja oferece uma versão mini, pesando aproximadamente 250 gramas, disponível por R$ 68.

O pistache, uma semente comestível da árvore Pistacia vera, é nativo do Oriente Médio e Oeste Asiático. Cultivado desde 7.000 a.C., essa oleaginosa possui uma rica história ligada às antigas civilizações da região, onde era valorizada como fonte de alimento e óleo. Introduzido na Europa pelos romanos, o pistache se tornou um ingrediente popular na culinária italiana, tanto em receitas doces quanto salgadas.

No Brasil, o cultivo do pistache começou na década de 1970 no estado do Rio Grande do Sul, e hoje o país é o quarto maior produtor dessa oleaginosa no mundo. A crescente popularidade do pistache na culinária brasileira é um reflexo de sua versatilidade e sabor único, que continua a encantar paladares e a inspirar inovações gastronômicas.