FecharX

Para qual vinho é a sua taça?

Conheça as taças para degustar cada tipo de vinho observando suas características mais marcantes



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 181426 taca de vinho divulgacao
Cada vinho tem a sua taça certa. Conheça cada uma
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:17
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

O vinho é uma bebida muito delicada. E para apreciá-lo é necessário paladar e um certo conhecimento. Em 1950, o austríaco Claus Josef Riedel observou que o recipiente no qual se degusta a bebida, influi, severamente, em seu aroma e sabor. Então, para cada vinho há uma taça específica e cada uma tem uma característica importante que ajudará na degustação da bebida.

A primeira coisa a se entender é que todas as taças têm como objetivo levar a bebida à degustação olfativa e do paladar, ou seja, o vinho tem que penetrar pelo nariz e pela boca fazendo com que os aromas e sabores se tornem mais atraentes. Mas antes de comprar uma taça, observe a transparência do cristal, as hastes, o bojo e o tamanho.

Tipos de taça:

Vinho branco – a taça para vinho branco precisa ter um corpo menor e a bebida deve ser degustada numa temperatura mais baixa.

Vinho tinto – a primeira característica que o recipiente para o vinho tinto deve ter é o corpo grande para que o degustador possa mexer a bebida. Há dois tipos de taças para se beber o vinho tinto. Os recipientes foram batizados com os nomes dos vinhos Borgonha e Bordeaux.

A taça Borgonha tem um formato de um balão porque proporciona um contato maior com o ar deixando o nariz mais próximo da bebida e, por consequência, mais sensível aos aromas. Além disso, a taça permite que o vinho chegue primeiro na ponta da língua, região responsável pelo sabor doce, diminuindo a acidez. A taça do tipo Bordeaux tem como objetivo abrigar um vinho com sabor mais intenso com forte presença de tanino (a proteção da fruta quando ainda está verde).



Vinhos Rosados – a taça para o vinho rosé, como são conhecidos os vinhos rosados, deve ser menor, mas o bojo deve ser grande. Isso porque este tipo de bebida consegue manter o aroma do tanino e o suave do vinho branco ao mesmo tempo.

Vinhos espumantes – esta é a taça mais conhecida e seu nome é flûte ou flauta, pelo seu formato esguio. O objetivo deste recipiente é destacar no paladar a presença marcante das borbulhas.

Vinhos doces – os vinhos doces têm como característica serem muito fortes. As taças devem ser estreitas na parte de cima, para que a bebida seja levada inicialmente para a ponta da língua, onde o gosto doce é percebido.

Conhaque – conhecida como taça Brandy, ela possui uma haste menor, pelo fato de a bebida poder sofrer a influência da temperatura. O bojo deste recipiente é grande e largo, o que ajuda no movimento de mexer a bebida para perceber seus tons.

Licor – o licor é uma bebida que tem como característica intensa que é a mistura de frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores. Não é uma bebida envelhecida, mas pode ser deixada em descanso por algum tempo para atingir o sabor desejado. A sua taça é pequena, pois a bebida é forte. A borda é pequena para que os aromas sejam percebidos com facilidade.

Taça ISO – Essa é a taça ideal conhecida como coringa por ser um recipiente que abriga com qualidade todos os tipos de vinhos. A sua característica principal é dar vazão para os aromas do vinho.