FecharX

Pelo segundo ano seguido, Café Palhares é o vencedor em BH do Comida di Buteco

Premiação da 22ª edição do concurso aconteceu nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no Espaço CentoeQuatro



Créditos da imagem: Thiago Alves
Main e342a949 85a2 47ea b299 942538aae256
Thiago Alves
23/05/22 às 21:37
Atualizado em 24/05/22 às 00:58

Jarret suíno acompanhado de farofa crocante. Com esse prato, chamado “Cambito”, o icônico Café Palhares foi o vencedor da 22ª edição do Comida di Buteco de Belo Horizonte, em cerimônia realizada no Espaço CentoeQuatro, no Centro, nesta segunda-feira (23). Agora, o bar fundado em 1938 irá concorrer ao prêmio nacional realizado com bares participantes de Norte a Sul do país, em julho.


O segundo lugar do concurso ficou com o Bar da Cíntia, de Venda Nova, com o prato "Bumba-meu-boi", que é uma língua de boi recheada com bacon ao vinho, acompanhada de purê de batata cremoso, champignon e manjericão. “O meu prato foi uma homenagem a minha mãe que morreu de COVID-19”, agradeceu emocionada a proprietária.


Na terceira posição, aparece o Já To Inno, do Barreiro, com o “Bola 8". O petisco leva costelinha,  canjiquinha e creme de abóbora. O Us Motoca, na região Oeste, ficou com a quarta colocação, com o "Acarajé Uai". O preparo leva bolinho de feijão, couve e queijo Minas, servido com costelinha assada e desfiada, vatapá de bacon, caruru de quiabo com jiló, geleia de pimenta biquinho e vinagrete. Fechando o pódio, na quinta posição, Léo da Quadra, do Barreiro, com o "Dona Hilda", prato preparado com carnes mistas de porco, grão de bico acompanhado de farofa e vinagrete da casa.


Ao todo, 90 bares participaram da disputa neste ano e os pratos tiveram preço fixo de R$ 27. Nesta edição, o tema foi livre e os participantes usaram a criatividade na elaboração dos petiscos. O vencedor foi escolhido por meio do voto do público e dos jurados que avaliaram o tira-gosto, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas servidas. O petisco levou 70% do peso da nota e as demais categorias, como atendimento, temperatura da bebida e higiene, 10% cada. O voto do público teve 50% do peso total e o dos jurados os outros 50%.


O segmento de bares e restaurantes foi um dos que mais sofreu com a pandemia. Cerca de 30% dos estabelecimentos participantes em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas entre 2020 e 2021. De acordo com Filipe Pereira, diretor de operações do Comida di Buteco, o objetivo do concurso foi incrementar a venda desses espaços e promover a divulgação em massa dos participantes. 


“A impressão que tínhamos anteriormente é de que quanto mais botecos no portfólio, menor o público nesses bares. Esse ano foi o oposto. Quanto maior a presença na cidade, mais opções de bares  perto das pessoas, para que elas possam frequentar. Alguns estabelecimentos tiveram aumento de 150% no movimento durante o Comida di Buteco. Isso é muito gratificante. Para o ano que vem, o festival será ainda maior e vamos contar com 100 bares participantes”, comenta.