FecharX

Escolha o tipo certo de cerveja para a folia

Veja dicas de um sommelier para tomar a bebida ideal



Créditos da imagem: Vergani Fotografia/Shutterstock.com
Main cerveja para o carnaval por vergani fotografia
Redação Sou BH
24/02/19 às 16:00
Atualizado em 28/02/19 às 00:38

Sol, calor, galera animada e uma cervejinha bem gelada, escorrendo gotículas de água pelo copo. Pode confessar que deu água na boca! Preferência nacional, a cerveja é ‘a cara’ do carnaval. E escolhendo o tipo ideal da bebida, você aproveita ainda mais o sabor e os benefícios de cada um. 

Leveza e refrescância são as características mais pedidas para a época, encontradas comumente nas marcas comerciais, mas, também, nas artesanais. “Essas, além de proporcionar leveza, podem ter uma riqueza sensorial maior. Ou seja, não precisa ser aguada para ser leve”, comenta o sommelier de cervejas Carlos Henrique Vasconcelos.

As do tipo pilsen são as mais consumidas pelos brasileiros. Também combinam com a folia os estilos session e India Pale Ale (IPA), que são mais leves, porém com sabor mais marcante de lúpulo, e as belgas de estilo witbier, cítricas e condimentadas.

Carlos Henrique indica ainda as tradicionais alemãs weissbier, que refrescam e ajudam na reposição nutricional de eletrólitos e calorias. Esse tipo, inclusive, é consumido por atletas após atividades físicas intensas. Levando esse conceito para o carnaval, pular de bloco em bloco pelas ruas pode ser uma verdadeira maratona! “Depois do esforço, basta tomar uma cerveja de trigo para se hidratar e repor as energias”, brinca o sommelier, que é mestre cervejeiro da Hofbräuhaus Belo Horizonte.

Para os consumidores mais ousados, a nova tendência mundial são as cervejas sour. Mais ácidas, elas prometem trazer muita refrescância para combinar com o calor brasileiro.

Dicas de consumo

Para manter a ‘cerva’ gelada por mais tempo, a dica é comprá-la em volumes menores, o que é ainda mais importante para as marcas comerciais. Já as artesanais podem ser degustadas um pouco menos geladas, sem perder características do sabor.

Quem prefere passar o carnaval com os amigos e fazendo um churrasco, tem ainda mais opções de estilos. Para harmonizar a bebida com as carnes, o sommelier recomenda as red ale, IPA ou bitter.

Se preferir encontrar a galera em bares ou restaurantes, lembre-se de prestar atenção à quantidade de espuma que vem no copo, como ensinamos nesta matéria. Mas, independentemente da escolha, o importante é curtir o carnaval com uma boa cerveja, e moderação, claro!

Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.