Após um ano, bar na Galeria São Vicente começa a apostar em petiscos autorais
Um dos nomes mais conhecidos entre os bares que renovaram o movimento na Praça Raul Soares, no Centro, o Pirex avança para uma nova fase com a expansão de um elemento essencial na casa: a estufa de tira-gostos. Os pratos clássicos, com essência de boteco e apresentações caprichadas, agora dividem espaço com criações autorais – mas também de pés fincados na cozinha típica dos bares mais despretensiosos.
“No primeiro momento, nosso foco foi ser o mais fiel possível à gastronomia de boteco e de estufa muito bem executada. Pratos tradicionais dos nossos bares com bastante cuidado no preparo. Agora, após um ano na cozinha, já temos liberdade para exercitar nossa criatividade e dar mais identidade aos pratos, sem perder de vista nossas referências”, comenta Caio Soter, um dos sócios do restaurante, que divide o comando da cozinha com Isabela Rochinha.
Fígado de galinha empanado com flocos de milho é um dos novos itens que se equilibra entre cozinha autoral e referências clássicas de boteco
O lançamento do novo menu traz junto a inauguração de uma nova estufa, mais moderna e melhor equipada para o controle de temperatura. O momento solene de abertura da nova etapa acontece nesta quarta-feira (8 de maio), quando o Pirex recebe a convidada de honra Eliza Fonseca, nome por trás do clássico Bar da Lora no Mercado Central. Nesta noite de inauguração da estufa, todo o faturamento da casa será doado para auxiliar na catástrofe que atinge o Rio Grande do Sul.
As novas opções do Pirex incluem vinagrete de lula, bife com picles de batata frita e fígado empanado em flocos de milho. Feito na hora, o bolovo, que já era um sucesso entre os mais de 40 pratos servidos pelo estabelecimento, agora vem também na versão com bacalhau. Vegetarianos e veganos, que já contam com mais de um terço do cardápio dedicado a eles, também desfrutam de novidades como homus com coalhada, charuto de caponata com molho de tomate defumado e o jiló espalmado com babaganuche.
O Pirex foi um dos primeiros bares a ocupar a Galeria São Vicente, há pouco mais de um ano. O prédio histórico na Raul Soares somou-se às outras opções de bares e restaurantes mais tradicionais no entorno da praça, mas também expandiu a cena com chegada de drinkerias e cozinhas autorais. Desde o início, a estufa figurou como o grande trunfo do Pirex, que tem a missão de exaltar a culinária de boteco.
Homus com coalhada passa a integrar menu com opções vegetarianas e veganas do Pirex
“Foi tudo feito com muito cuidado para não descaracterizar o centro ou a Galeria. Nossa ideia era trazer a gastronomia legítima dos nossos botecos a um local mais acessível para toda cidade, promovendo encontros além das bolhas regionais, com ótimo atendimento e ainda temos uma vista privilegiada”, destaca Vitor Velloso, um dos sócios do bar.
O visual da praça que se descortina a partir da sacada é de fato um dos diferenciais oferecidos pela galeria, além de funcionar como cenário para as atrações musicais que o Pirex oferece semanalmente. “Para este ano também intensificamos a agenda cultural, com choro às quintas e samba aos domingos”, completa Velloso.
Pirex
Av. Amazonas, 1049 – Galeria São Vicente, loja 54 – Centro | Instagram
Quarta a sexta-feira de 18h à 00h; sábados de 12h à 00h; domingos de 14h às 20h