FecharX

Restaurant Week 2014: vinhos para harmonizar

Sommelier indica os melhores rótulos para acompanhar o seu pedido no evento de gastronomia



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main wine and red glass 20140911230614
Veja quais vinhos harmonizam com os pratos do Restaurant Week
Redação Sou BH
12/09/14 às 15:03
Atualizado em 24/03/22 às 15:48

A partir da segunda-feira (16), 52 restaurantes de Belo Horizonte estarão participando da 9ª edição do Restaurant Week, um dos maiores festivais gastronômicos do mundo. O evento está presente em mais de 15 cidades brasileiras e conquista um público cada vez maior a cada edição. O objetivo é oferecer o melhor da gastronomia a preços acessíveis com um cardápio especial para que os clientes possam degustar entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo.

O sommelier Pablo Teixeira selecionou alguns dos restaurantes do festival e indicou alguns dos vinhos que podem acompanhar o jantar ou almoço. No bistrô Benvindo (Rua São Paulo, 2.397 – Lourdes), ele indica o argentino C Clásico Malbec 2011, Bodega Goulart, de Mendonza. “Delícia de vinho! Elegante, com aromas que lembram cereja e groselha. Na boca ele é marcante, macio e muito fresco. Acompanha melhor o Picadinho de filé ao vinho tinto com panachê ou o Lombinho de porco ao molho de rapadura, arroz no chimichurri, farinha de torresmo e limão”, avalia. Veja o cardápio do Benvindo.

No restaurante francês Mes Amis (Rua Rio de Janeiro, 1973 – Lourdes), o vinho Artefacto Colheita 2011, Luis Duarte, de Alentejo, em Portugal combina com os pratos principais do cardápio do Restaurant Week, tanto o filé mignon suíno ao molho de jabuticaba e gâteau de batata quanto o risoto de carne seca com abóbora, raspas de gengibre e crisps de couve. “Representa em grande estilo o vinho alentejano moderno. Complexo. Nos aromas podemos encontrar, além das frutas vermelhas, toques de baunilha e especiarias por conta de seu estágio em barricas”, revela Pablo. Veja o cardápio do Mes Amis.

No brasileiro Hermengarda (Rua Outono, 314 - Carmo Sion), o vinho perfeito para harmonizar com o cardápio do Restaurant Week é italiano. De Veneto, o Scaia Corvina IGT, Tenuta Sant’Atonio. “Imperdível! O Scaia é elaborado com a uva Corvina, pouco comum para a maioria dos novos consumidores de vinhos, mas típica de sua região de origem, o Veneto. O aroma é bem frutal e, na boca, o vinho é agradavelmente leve e saboroso. Peça para acompanhar o nhoque de ervas ao molho de queijo da Serra da Canastra ou o Arroz de Rapariga. Contudo, mesmo com o peixe este tinto não vai decepcionar, pois ele tem taninos muito delicados.” Veja o cardápio do Hermengarda.

Um vinho francês é o indicado para o cardápio da Cantina Piacenza (Rua Aimorés, 2422 – Lourdes), segundo o sommelier. O Auguste Bessac Côtes du Rhône 2012, produzido no Vale do Rhône, na França, combina com a maminha ao molho funghi com polenta grelhada. “Um vinho francês de muita classe, elaborado num corte com cinco uvas muito cultivadas no Vale do Rhône: Grenache, Syrah, Mourvèdre, Cinsault e Carignan.  Supreendente pela qualidade! Aromático  e com bom corpo”, relata Pablo. Veja o cardápio da Cantina Picenza.

O vinho chileno Santa Rita 120 Cabernet Sauvignon 2012 é o ideal para o cardápio do Nonna Carmela (Rua Antônio de Albuquerque, 1607 – Lourdes). Segundo o sommelier, trata-se de um cabernet jovem, cheio de vivacidade, com muita fruta madura e agradavelmente macio na boca. “Ótimo para beber a todo momento! Vai muito bem com o risoto de abobrinha com perfume de manteiga de curry e escalope suíno com molho de jabuticaba. Se você preferir um vinho mais sério e complexo, com muito mais corpo, peça o “irmão” dele, o Gran Reserva Medalla Real”, sugere. Veja o cardápio do Nonna Carmela.

Para concluir as sugestões de vinho do sommelier Pablo Teixeira, um vinho norte-americano é a escolha ideal para o cardápio do restaurante Trindade (Rua Alvarenga Peixoto, 388 – Lourdes) no Restaurant Week 2014. O Redwood Creek Pinot Noir, da E&J Gallo Winery, produzido na California.

“Um atraente representante da delicada Pinot Noir californiana. O vinho é super moderno, muito frutado e fácil de beber, elaborado para agradar jovem consumidor de vinho! Versátil, pode ir bem com a maioria das opções do menu, especialmente com picadinho de filé glaceado, abobrinha caipira, farofa croc e ovo frito e o jarret de porco braseado com angu de milhoverde e gremolata”, explica Pablo. Veja o cardápio do Trindade.