Gastronomia

Saiba onde encontrar queijos mineiros que foram premiados na França

Minas Gerais levou 50 medalhas no Mondial du Fromage e você pode encontrar, em BH, alguns dos campeões


Créditos da imagem: Benjamin Dubuis

Júlia Vilaça *

|
18/06/19 às 19:00
compartilhe

Quem diz que Minas Gerais tem os melhores queijos do mundo tem toda a razão! Nos dias 2 e 4 de junho, produtores mineiros de queijo participaram do 4º concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, em Tours, na França e levaram 50 das 56 medalhas conquistadas pelo Brasil. 

Maria Lucilia de Faria, produtora do Queijo Mineirinho, recebeu a medalha de ouro em mãos. Para ela, “a sensação de ir a Tours não foi de estar recebendo somente um prêmio, mas, também, um reconhecimento fora do país. Foi, com certeza, uma surpresa boa, que veio depois de muito trabalho”.

 

A premiação aumentou a curiosidade sobre esse trabalho árduo de Maria Lucilia e de outros produtores, assim como a procura pelos queijos. Se você faz parte dessa fila de curiosos, veja onde encontrar alguns dos ganhadores: 

 

Queijo do Ivair


Vencedor da maior condecoração da competição, a medalha superouro, o Queijo do Ivair, é produzido em São Roque de Minas e está sendo vendido num ponto da Grande BH:


 

Queijo Mineirinho


Ganhador de uma medalha de ouro na competição, o Mineirinho é um queijo minas artesanal com 75 dias de maturação, da região de Araxá, e está à venda no mesmo local do Ivair:


Queijo Pingo de Amor


O Pingo de Amor levou para casa três medalhas de prata entre os minas artesanais. Produzido em São Roque de Minas, ele pode ser encontrado em dois locais:


Queijo do Miguel


O Miguel foi vencedor de uma das medalhas de bronze na competição. Também produzido em São Roque de Minas, ele está disponível em vários pontos da capital, mas o principal ponto de venda, fica em Lagoa Santa:

  • Padaria Big Pão – pertence ao fabricante do produto e está na av. Carlos Orleans Guimarães, 279, no bairro Várzea, em Lagoa Santa; 

  • Leve Minas Emporium – são três lojas localizadas no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte: uma na Praça Mineira, perto do saguão de desembarque, e as outras duas dentro da sala de embarque doméstico; 

  • Mercado Central – os queijos são vendidos nas lojas: Grupo Tripocel; Loja do Itamar; Ronaldinho da Cachaça; Comercial Costa; Padaria Du Pain;  

  • Padaria Cum Panio – r. do Ouro, 292 – Serra, BH.

    * sob supervisão da jornalista Bárbara Batista