FecharX

Us Motoca é o vencedor do Comida di Buteco 2023 de Belo Horizonte

O segundo lugar ficou com o Espetinhos do Paulão, no Ermelinda, e a terceira posição foi de Léo da Quadra, no Barreiro



Créditos da imagem: Rodney Costa
Main usmotocas motocaribs bh 2023 rodneycosta 2669 2 scaled
Como petisco participante, o estabelecimento serviu ao longo de um mês o Motoca Ribs
Thiago Alves
23/05/23 às 09:09
Atualizado em 23/05/23 às 09:09

O bar Us Motoca, no bairro Camargos, região Oeste de Belo Horizonte, é o campeão do Comida di Buteco 2023. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (22/5). Como petisco participante, o estabelecimento serviu ao longo de um mês o Motoca Ribs, preparo que leva costelinha suína marinada em molho chimichurri coberta com farofa de torresmo e acompanhada de gratinado de batata ao tikka masala com parmesão. 

O segundo lugar ficou com o Espetinhos do Paulão, no Ermelinda. A terceira posição foi de Léo da Quadra, no Barreiro. Em quarto, o Café Palhares, no Centro, que havia vencido as duas últimas edições do concurso. Fechando o pódio, o Spetim, no bairro Silveira.

Neste ano, o festival voltou a ter uma temática definida para a criação de petiscos, que foi “ervas e especiarias”. A 23ª edição do Comida di Buteco aconteceu entre os dias 7 de abril e 7 de maio. Ao todo, 95 bares participaram do concurso, com pratos servidos ao preço fixo de R$ 30. 

Durante o período do Comida di Buteco, público e jurados visitaram os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco levou 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% dos bares são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. 

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Após eleitos os campeões de cada circuito, outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para ser eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. E em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o Campeão Nacional.