Área do bairro Planalto será transformada em parque público

Projeto da Direcional Engenharia prevê a implantação de dois parques ecológicos – um público e outro dentro de um condomínio, preservando área verde na região

Créditos da imagem: Divulgação
Projeto prevê a construção de dois parques ecológicos, revitalização e preservação da lagoa
Redação Sou BH
02/06/15 às 17:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

A Direcional Engenharia, segunda maior incorporadora e construtora do Brasil tem planos de transformar uma parte da Mata do Planalto, que possui 80 mil metros quadrados, equivalente a 13 campos de futebol, em um parque público. O projeto da empresa prevê a construção de um empreendimento residencial e dois parques ecológicos – um público e outro dentro do condomínio, para o local no bairro Planalto, região Norte de Belo Horizonte.

Com licença prévia, o projeto poderá transformar uma área de 45 mil metros quadrados, que hoje não é usufruída pelos moradores do região - já que se trata de propriedade privada, em local de lazer para a população. De acordo com o superintendente de Incorporações da construtora, Francisco Brasil, cerca de 70% da área será transformada em dois parques e a única nascente que está no terreno passará por um processo de revitalização e será totalmente preservada.  

A sede da chácara localizada no terreno também será recuperada e servirá como local de realização de programas educacionais. Todas as espécies de fauna e flora do terreno estão sendo catalogadas e identificadas por uma equipe de biólogos.

Continua depois da publicidade

Após o levantamento, quando a incorporadora entrar com o pedido de licenciamento de implantação, as medidas compensatórias serão definidas pelos órgãos competentes. “Podemos afirmar que os impactos previstos com a construção do residencial, que terá aproximadamente 750 unidades, serão mitigados e compensados por meio de programas ambientais”, afirma o superintendente.

Visando preservar a vegetação existente no terreno, a área construída do projeto irá ocupar cerca de 30% menos do que a legislação permite. Isso significa que a empresa irá construir 46 mil m² enquanto a legislação permite construir 66 mil m².