Belotur anuncia novidades para o Arraial de Belo Horizonte 2018; festejos começam na sexta-feira

Entre as novas atrações, estão um Concurso de Pratos Juninos, um Circuito Gastronômico e uma Vila Gastronômica

Créditos da imagem: Amira Hissa/PBH
Redação Sou BH
12/06/18 às 17:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

Uma das festas mais tradicionais do calendário da capital mineira chega a sua 40ª edição. O Arraial de Belo Horizonte 2018 vai trazer, além da dança, uma série de novidades para a população, com destaque para a cena gastronômica do estado.

Continua depois da publicidade

O período junino neste ano começa na próxima sexta-feira (15) e vai até o dia 15 de julho, e vai contemplar a realização de mais de 200 eventos em várias partes da cidade, tanto promovidos pela PBH quanto o que a Belotur chama de festas associadas.

Na festa principal, realizada tradicionalmente na Praça da Estação, as atrações que encabeçam o evento junto com as quadrilhas são as duplas sertanejas Edson e Hudson e Bruno e Marrone, que se apresentam nos dias 24 de junho e 1º de julho, respectivamente.

O cortejo junino, que abre a temporada na capital, acontece no dia 16 de junho. A concentração começa às 8h no Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o desfile sai ao meio-dia em direção à Praça da Estação.

Concurso

Neste ano, 37 quadrilhas estão inscritas para competir pelo título na Praça da Estação. A apresentação das 24 quadrilhas do Grupo de Acesso está marcada para 22, 23 e 24 de junho, e as 13 do Grupo Especial dançam nos dias 30 de junho e 1º de julho.

O total das premiações para os grupos vencedores ultrapassa o valor de R$ 80 mil e vai contemplar quatro equipes do Grupo Especial e cinco do Grupo de Acesso.

“Mais do que a dança, as quadrilhas desempenham um importante e bonito trabalho social nas comunidades de BH, o que torna o evento ainda mais significativo para a cidade e para os tantos jovens que saem de situações de vulnerabilidade para se dedicarem à arte”, coloca Jadson Nantes, representante das quadrilhas.

Gastronomia

“Graças a uma observação do vice-prefeito, Paulo Lamac (REDE), o Arraial de Belo Horizonte ganhou uma nova atração principal”, contou Aluizer Malab, presidente da Belotur, se referindo ao Concurso Prato Junino, ao Circuito Gastronômico e à Vila Gastronômica que chegam como novidade à festa de 2018.

O concurso, primeira ação gastronômica do Arraial, vai realizar uma disputa que, de acordo com a PBH, “tem como objetivo requalificar a área gastronômica do Arraial”.  Estudantes de gastronomia de faculdades de BH vão elaborar um prato típico da culinária junina contendo pelo menos dois ingredientes indispensáveis na temporada em BH, entre eles: torresmo, queijo minas, quiabo, milho, mandioca, canela, coco, amendoim, rapadura, fubá, cachaça etc.

De cada instituição sairá um prato vencedor e as receitas serão apresentadas no próximo sábado (16), no Mercado Central. Quem quiser provar as delícias, poderá encontrá-las nos dias de festa na Praça da Estação.

Além do concurso, outra novidade que chama atenção é o Circuito Gastronômico, que vai contemplar 23 bares ao redor da cidade e disponibilizar em seu cardápio uma opção tipicamente junina no período da festa. Clique para conferir os bares participantes.

Já a Vila Gastronômica vai ser uma atração nos dias de festa na Praça da Estação. O espaço, realizado em parceria com a Abrasel e a Frente Gastronômica Mineira, vai trazer bares cujas delícias já são conhecidas na capital: Dona Lucinha, Maria das Tranças e Sport Bar, além dos pratos vencedores do Concurso Prato Junino.

Festival Junino Nacional

Desde 2017, Belo Horizonte se consolidou com o que o Ministério do Turismo chama de Festejo Junino Nacional e se posiciona como um dos cinco maiores destinos turísticos do período no Brasil, o único nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com Malab, o reconhecimento federal da festa é um grande passo para estimular o crescimento dos eventos juninos na capital. “Toda a nossa estrutura, nosso período mais extenso, a qualidade e a quantidade dos cortejos e a própria descentralização nos posicionam como destino nacional de festas juninas, e isso atrai muita coisa positiva para a cidade”.

Para integrar as mais de 200 festividades espalhadas pela cidade no período, a PBH volta com seu aplicativo “Arraial de Belo Horizonte”, onde os interessados poderão consultar o festejo mais próximo, favoritar festas e se programar para um mês de muitas atividades.

Confira o Especial de Festas Juninas do SouBH.