Campanha mundial #MuseumWeek promove intercâmbio online entre visitantes
Participantes poderão compartilhar curiosidades dos espaços culturais através de hashtags no Twitter
A partir de segunda-feira (23), até domingo (29), acontece em todo o mundo o #MuseumWeek, uma campanha mundial por meio da rede social Twitter. A ação desenvolvida por gestores comunitários e instituições culturais da França, tem como objetivo celebrar os museus, agregando a eles um público mais amplo de forma divertida, moderna e participativa.
Através de hashtags, será realizado intercâmbio online entre os visitantes, com temas diferentes para divulgar curiosidades e atividades sobre os museus. Entre os participantes, o Museu do Louvre (Paris), Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque), Museu da Imagem e do Som (Rio de Janeiro), além de vários espaços culturais de todo o mundo.
No primeiro dia da campanha, a hashtag lançada será #secretsMW. Os funcionários poderão compartilhar os bastidores das instituições, a rotina e curiosidades. Na terça-feira, o público poderá publicar as memórias favoritas dos museus, através da hashtag #souvenirsMW.
Os detalhes da arquitetura e paisagens ao redor dos prédios serão mostrados na quarta-feira com a hashtag #architectureMW. Já na quinta-feira, o público será convidado a encontrar elementos que representem a especialidade de cada museu, produzindo uma homenagem audiovisual por meio da hashtag #inspirationMW
A sexta-feira será o dia das atividades familiares, onde os participantes poderão mostrar os encontros que o museu promove, com a hashtag #familyMW.
Usando a hashtag #favMW, os visitantes podem compartilhar o que mais gostam nos espaços culturais, obras e ambientes. Para encerrar o #MuseumWeek, os visitantes usarão os museus como pano de fundo das famosas selfies com a hashtag #poseMW.
Confira aqui a relação de museus participantes do movimento.