Cemitério do Bonfim é incluído no roteiro turístico de BH

<p>Nesta terça-feira (3), entrou em vigor a Lei 10.6655/2013, que torna o local uma atração turística da capital mineira</p>

Créditos da imagem: Divulgação
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

O Cemitério do Bonfim, na região Noroeste da capital mineira, está oficialmente incluído no circuito turístico e cultural de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (3), entrou em vigor a Lei 10.6655/2013, que torna o local uma atração turística da capital mineira.

Continua depois da publicidade

Inaugurado em 8 de fevereiro de 1897, o Cemitério do Bonfim é o mais antigo da cidade. O local é fonte de pesquisa de vários profissionais, devido a seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus. Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil no século XIX. Em todo o cemitério podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, desde a Belle Èpoque, o Art Deco, ao modernismo brasileiro.

Visitas guiadas

A visita guiada ao Cemitério do Bonfim é resultado da parceria da Fundação de Parques Municipais com a pesquisadora e professora de História da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Marcelina de Almeida. O intuito é apresentar à população os mistérios da construção do cemitério mais antigo da cidade e o significado de suas obras de arte.

Uma vez por mês são apresentados ao público alguns túmulos imponentes do Bonfim, como os dos políticos Otacílio Negrão de Lima, Raul Soares e Olegário Maciel, além de características dos artistas que trabalharam construindo estes mausoléus.

A visita guiada começa às 9h e as vagas são limitadas. Para participar o interessado deve realizar sua inscrição pelo telefone 3277-5398 ou pelo e-mail eventosfpm@pbh.gov.br. Nos próximos meses a atividade vai acontecer nos seguintes dias: 29 de setembro, 20 de outubro e 24 de novembro.