PBH intensifica ritmo de trabalho para podas e supressões de árvores em risco

Segundo a Prefeitura, foi criada uma força tarefa que aumentou em 40% a velocidade dos trabalhos

Créditos da imagem: Arquivo/PBH
Redação Sou BH
09/05/18 às 22:44
Atualizado em 01/02/19 às 19:32

Durante o período chuvoso, Belo Horizonte testemunhou uma onda de quedas de árvores por toda a cidade, algumas delas causando graves consequências. Em resposta às demandas da população por maior atenção a essas ocorrências, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou medidas para sanar o problema. No último mês, o secretário municipal de Obras, Josué Valadão, anunciou que seriam intensificados os trabalhos de poda e supressão de árvores em toda a capital.

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De acordo com a administração municipal, nos últimos 18 dias, em uma força-tarefa das equipes das Gerências de Infraestrutura Urbana das Regionais (Gerubs), foram realizadas 454 supressões e 1.940 podas, aumentando em 40% o ritmo dos trabalhos. Além disso, a instrução normativa que foi aprovada recentemente pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) já permite uma maior flexibilização para autorizar a supressão do espécime. A Prefeitura estima para este ano de 2018, uma verba de aproximadamente R$ 8 milhões nesses serviços, praticamente o dobro do investido no ano anterior.

No momento, há 6.162 laudos de engenheiros agrônomos e florestais autorizando a supressão de árvores, e a previsão é que todo o serviço seja finalizado em 90 dias. Já no caso de podas, há 22.724 laudos recomendando os serviços que devem ser sanados pela Prefeitura até o final de setembro, antes do próximo período chuvoso. Os serviços rotineiros de podas trazem equilíbrio para a copa da árvore, evitando, por exemplo, que ela tombe do lado mais pesado. Até o mês passado, as Gerubs tinham 18 equipes, e agora contam com 25 equipes ao todo, sendo que para as próximas semanas haverá um acréscimo de mais quatro equipes.

É importante ressaltar, segundo o atual superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho, que a árvore é um ser vivo e possui tempo de vida: nasce, cresce e morre. Ele destaca ainda que todas as árvores que forem suprimidas serão replantadas na mesma quantidade. Mas não significa que o plantio será no mesmo lugar. “Muita árvore em Belo Horizonte foi plantada de forma irregular. Nós estamos suprimindo porque é necessário, porque é uma questão de segurança, sobretudo os casos que envolvem o besouro metálico”, diz Castilho, se referindo ao inseto que infesta e degrada diversas árvores na capital.

O Superintendente ainda ressalta que esse planejamento não é algo recente e que a atual gestão do prefeito Alexandre Kalil recebeu um passivo muito grande dos anos de 2015 e 2016. Diante disso, foi necessário, primeiro, fazer um planejamento priorizando as situações de emergência. “Nosso trabalho não começou depois do acidente na rua São Paulo no mês passado. Nosso trabalho se intensificou e vamos minimizar bastante os problemas ocorridos. Lembrando que nada pode ser retirado, suprimido e nem podado se não tiver laudo. Desde de 2017 estamos trabalhando com muito planejamento e disciplina para sanar esses problemas, mas além do passivo também não contávamos com o intenso período chuvoso ocorrido”, explica Henrique Castilho.

Balanço

Em 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte investiu R$ 4 milhões nestes serviços. Foram executadas 16.445 podas de árvores e 3.041 supressões. Neste ano de 2018, até o momento, foram executadas aproximadamente 6.667 podas e 1.272 supressões. Em 2016, na gestão anterior, foram executadas 14.133 podas e 1.415 supressões.

Quadro por Regional - Janeiro a maio de 2018

REGIONAL

SUPRESSÕES EXECUTADAS

PODAS EXECUTADAS

BARREIRO

101

329

CENTRO SUL

130

424

LESTE

177

518

NORDESTE

202

858

NOROESTE

233

1372

NORTE

62

1119

OESTE

137

402

PAMPULHA

154

765

VENDA NOVA

76

880

TOTAL

1.272

6.667

Fonte: PBH

Solicitações

O cidadão pode solicitar os serviços nos canais oficiais de atendimento ao cidadão, que são: Sacweb, disponível no endereço www.pbh.gov.br/sac, pelo aplicativo PBH APP, pessoalmente no BH Resolve ou pela Central de Atendimento Telefônico 156. Nas solicitações registradas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o munícipe receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda.

Com PBH