FecharX

Grupos de BH arrecadam doações para vítimas do desastre de Brumadinho; saiba como ajudar

Uma força-tarefa do Governo foi criada para coordenar todas as ações e vai organizar futuras campanhas de doações



Créditos da imagem: Divulgação/CBMMG
Main 193639 whatsapp image 2019 01 25 at 13.32.25
Redação Sou BH
25/01/19 às 22:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:02

Após uma barragem de rejeitos se romper em Brumadinho, no começo da tarde desta sexta-feira (25), diversas instituições da capital se mobilizam para reunir doações e mantimentos para as vítimas do desastre na cidade, localizada na Região Metropolitana de BH.

A Arquidiocese de Belo Horizonte organizou uma campanha para as vítimas da tragédia. As doações serão recebidas na rua Além Paraíba, 208, no bairro Lagoinha. Os interessados também podem doar pela conta: Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política - Banco do Brasil, agência 3494-0 e conta corrente 26227-7. 

A ONG Força do Bem é mais uma nessa corrente e está recebendo mantimentos, preferencialmente, água, alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal. No Instagram da página, os voluntários divulgam os endereços e horários para entrega. 

Os shoppings Pátio Savassi, BH Shopping e Diamond Mall montaram a campanha S.O.S Brumadinho e estão arrecadando itens de higiene pessoal, alimentos não-perecíveis e água. As doações podem ser entregues no setor de Concièrge dos centros de compras.

O Hotel Fasano, na rua São Paulo, 2320, no Lourdes, também é um ponto de doações. Os produtos - água mineral, alimentos não-perecíveis e itens de higiene pessoal - serão recebidos no horário de funcionamento do hotel e podem ser entregues durante toda a próxima semana.

O bloco Volta Belchior está organizando uma campanha em suas redes sociais para arrecadar, além de água e alimentos, cobertores, roupas e outros mantimentos. Os interessados em doar podem entregar o material na rua Mármore, 178, no Santa Tereza. As doações serão levadas no sábado (26), a partir das 12h. 

Já o bloco Vou Ali e Volto, também vai arrecadar produtos na Praça Capela Nova, 122, no Minas Brasil. Todas as doações devem ser entregues neste domingo (27), a partir das 10h. 


Em Brumadinho, o Corpo de Bombeiro informa que existe um posto para arrecadação de alimentos na Faculdade Asa. No local, oito viaturas da Companhia de Prevenção do 2ºBBM recebem os mantimentos. Já o Hemominas está recebendo doações de sangue, veja na matéria.

Outros pontos

O Servas e a Cruz Vermelha informaram que estão acompanhando a situação e aguardam o posicionamento da Defesa Civil e dos órgãos responsáveis para iniciarem uma campanha de arrecadação. Segundo a Cruz Vermelha, o objetivo é começar as doações de forma organizada e reunir somente os mantimentos necessários para atender às vítimas. Já a força-tarefa do Governo do Estado disse ainda não existe uma campanha de arrecadação oficial, mas o grupo está monitorando a situação para avaliar as necessidades.

*Atualizado em 25/01/19 - às 19:55