Horário de Verão começa hoje; MG espera economizar o equivalente à demanda de pico de 800 mil

Cemig ainda sustenta que o horário diferenciado evita sobrecarga no sistema, já que consumidores aproveitam a extensão da luz natural

Créditos da imagem: Divulgação/Agência Brasil
Redação Sou BH
14/10/17 às 16:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

O tradicional horário de verão começa à zero hora deste domingo (15). Com sua chegada, a população de dez Estados e do Distrito Federal deverá adiantar os relógios em uma hora. Essa alteração de horário vigorará até 17 de fevereiro de 2018, completando assim 126 dias de duração.

Continua depois da publicidade

Segundo o engenheiro de planejamento energético Wilson Fernandes Lage, da Cemig, o objetivo dessa mudança é aumentar a segurança da operação do sistema elétrico brasileiro. “Nesse período, há uma redução da demanda máxima por energia durante o horário de pico de consumo, que ocorre entre 18h e 23h”, afirma.

O engenheiro avalia, ainda, que a alteração do horário não tem nenhuma relação com o aumento do consumo de energia decorrente das altas temperaturas, típicas do verão, quando há uma maior utilização de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, ventiladores e freezers.

“Devido a esse aumento, o consumo na parte da tarde não é alterado com o horário de verão, mas a mudança colabora para que não haja a ocorrência de um segundo pico de consumo, já que as pessoas passam a aproveitar por mais tempo a luz natural do dia, evitando assim a ligação simultânea de chuveiros, por exemplo, e da iluminação artificial”, explica.

Redução de consumo prevista para Minas Gerais

Com a adoção do horário de verão, a Cemig espera uma redução na demanda máxima de 4,0%, equivalente a 350 megawatts (MW) de potência. Para se ter uma ideia, essa economia poderia abastecer a demanda de pico de município de 800 mil habitantes, equivalente à soma da população de Juiz de Fora e Sete Lagoas, em Minas Gerais.

A redução no consumo de energia é um benefício secundário, porém sempre desejável, pois as condições de geração de energia estão prejudicadas pelos baixos níveis de água em nossos rios e reservatórios, devido a uma sequência de anos com chuvas reduzidas. Nesse sentido, a economia esperada é de até 0,5%, que representa cerca de 110.000 megawatts-hora (MWh), suficiente para abastecer Belo Horizonte por nove dias.

Para os consumidores comerciais e residenciais, o consumo de energia pode reduzir até 5%,, devido ao menor tempo de utilização da iluminação artificial.

Economia prevista no Brasil

De acordo com as avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos últimos anos o horário de verão alcançou uma redução média de 4,5 % na demanda no horário de pico e uma economia diária de 0,5%. A economia tida no período em que o horário de verão vigora equivale à demanda de uma cidade como Brasília durante 30 dias.

Além disso, o ONS estima que os ganhos com o horário de verão chegam a R$ 147 milhões. Esse valor representa o custo evitado em despacho de usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência desse horário.

Decreto

O Decreto Presidencial nº 6.558, de 2008, fixou as datas do horário de verão. O início ocorre sempre a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano. O término acontece à zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte, exceto quando coincide com o domingo de carnaval. Nesse caso, o encerramento é adiado para o próximo domingo daquele mês.

Da Agência Minas