Pesquisa aponta que Belo Horizonte é a capital do teatro

<p>Público é mais assíduo do que nas outras capitais</p>

Créditos da imagem:
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Belo Horizonte é, sem dúvida, a capital dos botecos. Isso porque o mineiro adora reunir os amigos e bater um bom papo. A novidade é que a cidade é também a capital do teatro. Um levantamento do Ibope Media mostrou que o público belo-horizontino é mais assíduo do que nas outras capitais, e marca presença nas peças.

A pergunta da pesquisa, feita entre julho de 2011 e agosto de 2012, entre a população de 12 a 75 anos, era: ?você foi ao teatro/ópera nos últimos 30 dias??. Dos entrevistados mineiros, 15% disseram que sim. Foi o percentual mais alto, junto ao do Rio de Janeiro, e acima da média nacional, de 11%.

Continua depois da publicidade

Apesar de estarem à frente, os números de BH ainda são baixos e se concentram na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, e no Festival Internacional de Teatro (FIT), realizado há 11 anos. Esses eventos tem aproveitamento máximo dos ingressos disponíveis.

Entretanto, a taxa de ocupação das casas durante a campanha ou o FIT, que é bianual, não se repete nos demais meses do ano. De março a dezembro, os teatros têm 2% das cadeiras ocupadas, conforme a Fundação Municipal de Cultura.

Para entender o porquê do belo-horizontino só frequentar o teatro de dezembro a março, quando a cidade recebe eventos, será realizado um diagnóstico por meio de pesquisa de opinião.

Espaços. Hoje, BH possui 35 espaços teatrais, sendo dois deles municipais (teatros Marília e Francisco Nunes, que está em obra), além dos centros culturais.

Com informações do Jornal Tudo BH