Vá de bicicleta e tenha a segurança a seu favor

<p><span>Algumas regras básicas ajudam o ciclista a ter segurança no trânsito</span></p>

Créditos da imagem: SXC Photo
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

Em um tempo em que se discute sobre meio ambiente e atitudes sustentáveis, a bicicleta se tornou uma das melhores e mais eficientes opções de meios de transporte. Além de contribuir para a redução da poluição, ela ainda ajuda manter uma vida saudável. Mas não basta apenas ter vontade de se aventurar em duas rodas. É preciso estar atento a algumas regras básicas de segurança.

A primeira delas diz respeito aos equipamentos de segurança e o principal deles é o capacete. Os óculos e as luvas também devem ser incluídos. Além disso, o ciclista deve montar um kit com câmara de ar reserva, bomba de encher pneus, remendo e ferramentas. Já para pedalar à noite é preciso usar pisca-pisca traseiro, farol ou sinalização refletiva. Esqueça fones de ouvido e celular porque eles podem te distrair e causar acidentes.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que mesmo as bicicletas precisam seguir regras de trânsito. Se não tiver uma ciclovia no seu caminho, é preciso andar sempre pela direita e na mesma mão de direção dos automóveis.

Outro ponto importante é com relação ao espaço que carros, ônibus, motos e bicicletas têm para se locomover. Saiba que calçada é para pedestres e que o ciclista também tem direito de trafegar pela pista, do lado direito, e que os motoristas precisam manter uma distância de 1,5m das bicicletas, segundo o Código de Trânsito. Para não se colocar em risco, a dica é manter-se a, pelo menos, meio metro da calçada. Sinalize sempre que necessário, peça e dê passagem, e lembre-se de agradecer. Evite fazer zigue-zague e mudar de pista repentinamente e sem avisar.

Outra dica é evitar avenidas muito movimentadas e horários de pico. Os cruzamentos também são um perigo. Na dúvida, espere o sinal ficar verde novamente para evitar a colisão com um motorista que queira aproveitar o sinal amarelo. Outra dica é não abusar da velocidade em locais como ciclovias e que tenham a circulação de crianças e idosos. Já em dias de chuva, o cuidado tem que ser redobrado.