Violas podem virar patrimônio cultural de Minas Gerais em votação nesta quinta-feira

Estudo será apresentado ao Conep para análise, e show com violeiros, na Praça da Liberdade, marca esse importante momento para a cultura mineira

Créditos da imagem: Divulgação/Iepha-MG
Redação Sou BH
11/06/18 às 16:08
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

Continua depois da publicidade

Na próxima quinta-feira (14), será dado mais um passo importante para a cultura mineira. O Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Conep vai votar o reconhecimento da viola como patrimônio cultural de Minas Gerais. Para celebrar esse marco, haverá um show especial e gratuito na Praça da Liberdade, às 19h, com diversos violeiros.

Entre os nomes de artistas confirmados no evento Violas de Minas, estão Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Letícia Leal e Orquestra Oficina de Estudo Viola de Betim.

“O reconhecimento da viola como patrimônio cultural possibilita ao Iepha o conhecimento e a promoção desta prática cultural que articula tradições de encontro, de festa, de devoção em todo o Estado. A viola e os violeiros tocam o coração e alma de Minas Gerais”, diz a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo. A votação será às 16h, em reunião especial no Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade.

Mapeamento das violas

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) fez um estudo sobre violeiros e fazedores de violas entre março de 2017 e janeiro de 2018 como parte da instrução do processo de Registro dos "Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais". Durante esse período, 1300 cadastros de violeiros e construtores de viola foram realizados por meio de um formulário online, que continua disponível no site do Iepha-MG.

O Registro dos “Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais”, ao ser aprovado pelo Conep, passa a integrar o conjunto dos bens culturais reconhecidos como patrimônio de natureza imaterial do Estado: O Modo de Fazer o Queijo Artesanal da Região do Serro (2002), Comunidade dos Arturos, de Contagem (2013), Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte (2014) e as Folias de Minas (2017).  

Violas na Fachada Digital

A viola é também tema de exposição fotográfica na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Liberdade, até o dia 8 de julho. A mostra "Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais" é fruto do acervo do Iepha – MG, que fez um amplo registro audiovisual das formas de construção do instrumento e suas expressões culturais.

Serviço

Dia 14 de junho, quinta-feira, 16h
Reunião especial Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Local: Memorial Minas Gerais Vale - Praça da Liberdade

Dia 14 de junho, quinta-feira, 19h
Show “Violas de Minas” 
Local: Memorial Minas Gerais Vale - Praça da Liberdade 

Exposição: Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais na Fachada Digital
Até 8 de julho, das 18h às 22h
Local : Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade

Com Iepha-MG