De cidades do interior aos bairros tradicionais de BH, artistas consagrados da música brasileira são mineiros e muita gente nem imagina
Eles fazem sucesso em todo o país, lideram paradas musicais, arrastam multidões em shows e acumulam prêmios. Mas, para surpresa de muitos fãs, esses 15 cantores nasceram em Minas Gerais. Com origens que vão de cidades históricas a vilarejos no interior do estado, eles carregam em suas vozes e trajetórias um pouco da riqueza cultural mineira. Veja a lista de cantores mineiros:
Nascido e criado na capital mineira, Samuel Rosa se tornou um dos maiores nomes do pop rock nacional com a banda Skank. Belo Horizonte, com seus bares e movimentada cena musical, serviu de berço para o início da trajetória do grupo nos anos 1990.
Leia mais
O vocalista da banda Lagum nasceu e cresceu em BH. A banda, que mistura pop, reggae e rock, surgiu na capital mineira e conquistou o país com sucessos como “Deixa” e “Oi”.
Com uma voz marcante, Ana Carolina nasceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A cidade, conhecida por sua efervescência cultural e vida noturna, teve papel importante na formação artística da cantora.
Um dos maiores nomes do rap nacional, Djonga nasceu no bairro Lagoinha, em BH. Suas letras afiadas e engajadas socialmente ecoam as vivências das periferias da capital mineira, berço de sua arte e identidade.
Ícone do sertanejo universitário, Gusttavo Lima nasceu em Presidente Olegário, no Noroeste de Minas. A cidade pequena e interiorana viu nascer o artista que hoje lota arenas pelo país.
Os irmãos sertanejos são de Ponte Nova, na Zona da Mata. Com forte tradição rural e festas de interior, o município moldou o estilo da dupla, que ficou conhecida no Brasil inteiro.
Outro integrante do Clube da Esquina, Flávio nasceu em BH. Pianista e cantor talentoso, ajudou a consolidar a sonoridade lírica e poética do movimento.
A “mineira guerreira” nasceu em Caetanópolis, no Centro de Minas, berço da indústria têxtil. Clara levou as raízes afro-mineiras ao samba, sendo uma das maiores vozes femininas da história do gênero.
Embora tenha feito carreira em São Paulo, Renato nasceu em Santos Dumont, Zona da Mata mineira. A cidade homenageia o inventor do avião e guarda traços rurais que influenciam a música de Renato.
Conhecido por seus acústicos, Emmerson nasceu em São João Nepomuceno, uma cidade pequena com forte tradição musical e religiosa. Sua sonoridade suave remete ao clima pacato do interior.
A revelação da nova MPB nasceu em Taiobeiras, no Norte de Minas. A cidade, apesar do pequeno porte, tem uma juventude criativa que se reflete na ousadia artística de Marina.
Nascido em Alfenas, no Sul de Minas, Wilson Sideral tem no rock e no soul suas marcas registradas. A cidade universitária respira arte e juventude, influenciando sua musicalidade.
Embora tenha sido criado na zona rural, Eduardo Costa nasceu em BH. Suas raízes sertanejas e estilo romântico conquistaram o Brasil com hits marcantes nas rádios e nos rodeios.
Muito além do altar, Padre Fábio de Melo é um fenômeno musical. Nascido em Formiga, no Centro-Oeste mineiro, ele une fé, poesia e canções que tocam milhões de fiéis e ouvintes em todo o país.
Cantor, compositor e ex-vocalista do grupo Só Pra Contrariar, Alexandre Pires nasceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Com forte tradição cultural e estrutura de cidade grande, Uberlândia foi o ponto de partida para o artista que se tornaria um dos principais nomes do pagode e da música latina.