FecharX

Giro 4 Patas: confira 7 locais para adotar cães e gatos em BH

ONGs e voluntários se organizam para colocar adotantes e protetores em contato direto



Créditos da imagem: Pexels
Main pexels snapwire 46024
Adoção de animais abandonados é pauta cada vez mais debatida por quem deseja o bem dos bichinhos
Giro 4 Patas
17/02/21 às 13:39
Atualizado em 27/03/23 às 15:39

A capital mineira tem 308 mil cães e quase 97 mil gatos em ambiente urbano, segundo censo animal de 2017 realizado pela PBH. Organizações não-governamentais (ONGs) estimam que pelo menos 10% destes animais vivem abandonados pelas ruas. Quando ganham casa, eles se transformam em companheiros, tornam-se parte da família e, em muitos casos, ajudam a espantar a solidão – afinal, quem não conhece alguém que adotou um bichinho?

O resgate dos animais em situação de rua é uma obrigação do poder público, inclusive como medida de proteção à saúde coletiva. Porém, como sobram bichos abandonados, é comum que ONGs sejam cobradas para tirá-los das ruas – o que é inviável por muitas vezes, pois a maioria das organizações já não consegue arcar com o custo financeiro destes resgates, que também demandam dedicação de voluntários e espaço físico para o acolhimento.

Estas urgências alimentam a discussão sobre adoção responsável dos pets resgatados. Por isso, o @giro4patas reuniu alguns dos lugares na capital mineira que se comprometem em encaminhar animais para uma adoção segura e responsável. Confira:

Balaio de Gato
Abrigo mantido por doações, cuida de cerca de 200 resgatados e encaminha os animais para adoção desde que a pessoa interessada tenha uma residência segura e disponibilidade financeira para vacinações, cuidados veterinários e alimentação de qualidade. Pode ser necessário pagar uma taxa de reembolso dos primeiros cuidados tomados pelo abrigo com o animal. Informações e formulário para adoção disponíveis neste link. Veja os bichinhos que estão para adoção no Instagram do projeto. 

Bastadotar
Cuida principalmente de gatos, mas também de cães abandonados, e permite adoções desde que o tutor do animal se compromete a nunca abandoná-lo, tornar o ambiente seguro para o pet, fornecer alimentação de qualidade, cuidar da saúde e do bem estar do animal. É possível conhecer os bichinhos disponíveis para adoção através do site, onde há informações sobre saúde (vacinação, status de fiv/felv) e fotos de cada um. Após uma breve entrevista, o adotante assina termo de adoção onde se compromete com os pontos citados acima. Também tem perfil no Instagram.

Amigo Sem Dono
ONG de proteção animal que realiza mutirões para castração e promove feiras de adoção. Pelo Instagram do projeto, é possível conhecer animais que estão em lares temporários, sob cuidados de protetores, e que precisam de um lar definitivo. A adoção é facilitada pela ONG, que oferece através da conta no Instagram o contato direto entre adotante e a pessoa que já resgatou o animal. Por lá também é possível fazer doações para ajudar quem resgata e cuida dos bichinhos.

O Lobo Alfa
Projeto criado para reunir protetores de animais, veterinários voluntários e outras pessoas interessadas nos cuidados ao bichinhos abandonados. Facilita o contato entre estes agentes, aumentando a chance de sobrevivência dos pets que são resgatados em más condições de saúde. Pelo site da ONG você confere cães e gatos disponíveis para adoção, além de uma seção específica para divulgação de pets perdidos ou encontrados pela cidade.

Bicho Loko
Mais uma ONG que facilita o contato entre protetores e adotantes, com fotos e informações sobre cada bichinho publicadas no Instagram. Aqui, cada caso vai trazer demandas específicas – há pets em tratamento veterinário, outros com necessidades especiais no acolhimento – além do custo financeiro já empenhado por quem fez o resgate, em alguns casos. Também é um perfil legal para conhecer histórias de adoção e ficar por dentro dos próximos eventos com animais em busca de um lar.

Projeto Proteger
Mantido por voluntárias, o projeto reúne várias pessoas que resgatam animais nas ruas e cuidam deles até que estejam prontos para um novo lar. A ONG não tem um abrigo, mas faz essa rede de contatos entre protetores e adotantes, além de levantar doações para custear os cuidados com cada bicho. Confira no Instagram ou pela página no Facebook os animais disponíveis para adoção e outras formas de ajudar.

Rockbicho.org
Pelo site da organização é possível conhecer cães e gatos disponíveis para adoção, ver informações sobre o estado de saúde e as necessidades de cada um, e depois entrar em contato diretamente com a pessoa que o resgatou, para tratar da adoção. O endereço também tem dicas sobre a adaptação do pet ao novo ambiente, além de oferecer suporte para quem tiver dúvidas ao longo deste processo.

E aí, gostou? Para mais dicas sobre o mundo pet, siga o @giro4patas no Instagram.