FecharX

Confira 8 dicas para otimizar o espaço de escritórios pequenos

Copygreen traz sugestões que são essenciais para gerar economia no negócio e ainda auxiliar na sustentabilidade



Créditos da imagem: Zastolskiy Victor/ shutterstock
Main shutterstock 1031148421
Redação Sou BH
03/12/20 às 14:19
Atualizado em 03/12/20 às 14:19

Especial publicitário - Este material é patrocinado* 


Aquela velha frase que “menos é mais” nunca esteve tão em alta como nos dias atuais. Otimizar é a palavra de ordem e quanto menos você gastar com locação de espaço, mais poderá investir nas áreas estratégicas de sua empresa.

Não apenas a questão dos preços do aluguel, mas a ideia da sustentabilidade tem impactado também negócios menores e criado a perspectiva de que é possível investir mais no digital e menos no offline. Além do mais, o lucro não consiste apenas em quanto você consegue ganhar, mas também em quanto consegue deixar de gastar. É pensando nisso que a Copygreen criou várias sugestões de boas práticas para escritórios pequenos, e você pode conferi-las abaixo!

 

Nada de papelada

Sabe aquela pilha de papeis esquecidos no canto do armário? Isso é um problema não apenas pelo espaço que ocupa, como também por deixar documentos e arquivos importantes vulneráveis ao desgaste do tempo, a umidade ou a incidentes de trabalho.

Nosso conselho é a digitalização de arquivos, pois, assim, você pode proporcionar segurança aos documentos, e também deixar o ambiente de trabalho mais clean. Caso você não tenha um scanner no escritório, não se preocupe, hoje as empresas de outsourcing de impressão, como a Copygreen, locam máquinas pelo tempo e quantidade de digitalizações que você precisar.

 

Invista na decoração vertical

Ao invés de utilizar várias gavetas e armários para guardar os objetos, procure investir em móveis que podem ser utilizados nas paredes como nichos e estantes. Além desse tipo de decoração estar super em alta, ela também permite que você ganhe espaço horizontalmente no seu escritório, otimizando, dessa forma, todo o local.

 

Aproveite a iluminação natural

Janelas amplas proporcionam mais luminosidade ao ambiente, o que gera uma sensação de que o espaço do escritório é maior, tornando o local mais agradável para sua equipe. A paisagem externa também tira aquela sensação de “sufocamento” ou de aperto que as salas menores podem gerar. Se houver natureza na cena, melhor ainda.

Outro ponto positivo da iluminação natural é reduzir custos com energia elétrica. Por isso, pense na organização dos móveis de forma que favoreça a luz diurna.

 

Cuidado com cores fortes

O problema aqui não é exatamente os tons fortes, mas a mistura de cores e texturas. Por exemplo, a escolha pelo carpete por todo o chão gera mais uniformidade, o que também causa a sensação de amplitude. Diferentemente de pisos misturados, como azulejos, laminados e cerâmicas. Do mesmo modo são as cores, invista em tons suaves e uniformes.


Pense em móveis versáteis e compactos

Mesas dobráveis, poltronas menores, e itens que aproveitam a arquitetura do ambiente, como esquinas e curvas, tornará o escritório mais suave e com mais espaço. Pense no local, antes de adquirir os móveis.  Se possível, opte pelos planejados!

 

Espelhos são uma ótima escolha

O reflexo do espelho amplia em até duas vezes o espaço. Mais além de ser uma excelente opção para escritórios pequenos, esses objetos também trazem sofisticação. Uma informação muito importante é que os espelhos podem ser utilizados não apenas nas paredes, como também nas superfícies de mesas e outros móveis.

 

Fuja da bagunça

Revistas velhas, objetos sem uso, jornais antigos, caixas com pastas velhas além de poluírem o espaço, também atrapalham na disposição de materiais que são realmente úteis para o dia a dia do escritório. Faça uma limpa e não tenha medo do desapego. Doe, jogue fora ou realoque! Uma sugestão simples para organizar o que não pode ser descartado é utilizar organizadores como caixas, etiquetas e clips que facilitarão na disposição dos itens que não são usados corriqueiramente.

 

Vídeo conferências, home office e coworking

Sem espaço para reunir toda a equipe? Há varias opções interessantes, como locação de coworking, que além de gerarem um ambiente diferente para reunir o time, possuem um ótimo custo por hora de locação. Outra solução são as vídeo-conferências, principalmente neste período de pandemia, em que a reunião presencial se tornou um momento mal visto por muitas pessoas.

Para escritórios pequenos, uma ótima opção, que inclusive muitas empresas têm aderido, é o home office. Para essa situação, você pode revezar a equipe entre o trabalho remoto e o trabalho na empresa ou simplesmente determinar que alguns profissionais trabalharão em casa.