Confira onde comemorar o Dia Mundial do Café em Belo Horizonte

Sou BH selecionou 10 cafeterias que servem a bebida que, no Brasil, em especial a coada, perde apenas para a água

Créditos da imagem: Academia do Café
Com grãos brasileiros, de pequenos e grandes produtores, sendo 70% de produção própria, o menu da Academia do Café conta com opções tradicionais e criações próprias
Thiago Alves
14/04/22 às 00:00
Atualizado em 14/04/22 às 10:01

Coado, expresso, gelado… É difícil escolher apenas uma forma para apreciar o café. Nesta quinta (14), é a data para se valorizar a bebida tão versátil e também comemorar o dia mundial do café. Queridinha ao redor do globo, a bebida tem o Brasil como o maior produtor e exportador de grãos. Para celebrar, separamos abaixo 10 cafeterias para você pedir grãos ou bebidas e drinques prontos.

Copo Café

Continua depois da publicidade

Autodenominada a menor cafeteria do mundo, o Copo Café prepara também uma das melhores versões da bebida em Belo Horizonte. Cravada no coração da Savassi, a pequena loja — apenas 2,33 metros quadrados — oferece de versões coadas, com torra média e intensa, a coquetéis não alcóolicos, como a cold tônica que leva agua tônica, cold brew (café extraído a frio) e xarope de limão. Peça também o cremoso coffee shake, que é preparado com café espresso, baunilha, caramelo e gelo de café. Para acompanhar, a dica é a crocante ciabatta com queijo branco artesanal, que é aquecida na chapa.

Academia do Café

Com grãos brasileiros, de pequenos e grandes produtores, sendo 70% de produção própria, o menu da casa conta com opções tradicionais, como o Espresso Duplo, e criações próprias, como o Mocha ADC, que leva creme de avelã, doce de leite, leite vaporizado e espresso. Há também versões de cafés filtrados na caneca e para compartilhar. No método de filtragem V60, ttem a caneca de 200 ml e a de 400 ml. Quem deseja um café diferente pode pedir o feito na Prensa Francesa, que vem em dois tamanhos: 300 ml e 500 ml. As opções de comidinhas variam diariamente e é recomendável consultar o cardápio.

Uluru Café

Conhecido pelos seus fartos brunchs, o Uluru entrega também a gift box, que vem em uma caixa charmosa e recheada com café Dupan, waffle de pão de queijo, banana bread, baguete, pão 3 estações, ovos mexidos, bacon artesanal, avocado, iogurte da casa com frutas, queijo minas, mel, geleia, cream cheese, granola e suco de laranja. É uma excelente opção para presentear. A rede conta com três unidades na capital: Afonso Pena, Lourdes e Buritis.

Café Cherie

As paredes, os móveis, a louça e tudo o que é servido nela tem a mesma cor no Café Cherie: rosa. Um pouco diferente da matriz de São Paulo, a filial na capital mineira do café é em formato de container. O atendimento é na parte de baixo e conta com cadeiras na parte superior do espaço. O cardápio é composto por comidinhas, bebidas e doces, sendo a maioria elaborada em tom rosa. Para acompanhar o pink latte, um dos mais pedidos da cafeteria e que é servido em uma xícara no formato de um coração, a dica é o brioche com requeijão. O bolo pink velvet também faz sucesso entre o público. Assim como o macarrons, o pão de queijo é vendido em formato de coração. 

The Coffee

Um café urbano com o melhor do grão brasileiro combinado com a pureza e o perfeccionismo do Japão. Assim pode ser definida a rede japonesa The Coffe, que possui seis unidades em BH: Savassi com duas unidades, Santo Agostinho, Belvedere, Funcionários e no Boulevard Shopping. Ambas oferecem a versão da bebida para levar, desde o tradicional espresso até opções mais elaboradas, como o urban chocolat, que é preparado sem café e com leite, e o matcha iced latte, bebida que mistura batcha, leite e um toque de menta.  

Cofice

Com ambiente descontraído, informal e amigável, Cofice é uma mistura de cafeteria com escritório compartilhado. Além do café que pode ser levado em versões quentes ou frias, a casa conta com pães de queijo com uma massa levíssima, massas, saladas, sanduíches e milkshakes.

Go Coffee 

As duas unidades em BH da rede nacional Go Coffee estão instaladas na Savassi e serve diversas opções de café para levar. Destaques para os frappes, como a de paçoca, red, que leva morando, e o cream chips, que é preparado com café, baunilha, gotas de chocolate e leite. Além dos cafés clássicos, a casa possui também versões frias da bebida, como o gelado avelã, que leva espresso, leite, xarope de avelã e gelo.

Starbucks

Famosa pelos copões de café, a rede tem vários endereços espalhados pela capital. Em todos, o sistema é o mesmo: o cliente faz o pedido no caixa, informa seu nome e aguarda ser chamado para retirar os itens no balcão. Sucesso absoluto, o frappuccino, servido gelado, leva expresso, leite, chantili e um dos sabores escolhidos pelo cliente, que pode ser brigadeiro ou doce de leite. O menor se chama tall (grande ou alto, em inglês), tem 354 mililitros. Por sua vez, o venti tem 591 mililitros.  

Oop café

Cafeteria pequena e acolhedora, a Oop Café tem mesas ao ar livre na Savassi, onde o cliente pode apreciar a bebida. Lá conta com cafés especiais para servir em diferentes métodos de extração – coado (filtros V60, Hario e prensa Aeropress) ou espresso. Para comer, há bolos, pão de queijo, brownie, sanduíches e quiches.

Mocca Coffee and Meals

O Mocca não está localizado em Belo Horizonte, mas sim no bairro Vila da Serra, em Nova Lima. No entando, vale o registro. O café da manhã do Mocca é uma verdadeira refeição e vem com fast coffee, ovos mexidos com bacon, panquecas, geleia, manteiga, bolo do dia, torradas, presunto e muçarela. Peça também o frapê de caramelo com flor de sal. Ele é preparado com café, leite, gelo, frapê de baunilha e calda de caramelo, flor de sal e chantily.