O primeiro mês do ano é dedicado à campanha de conscientização sobre a saúde mental, com o objetivo de incentivar o diálogo e promover atividades em prol do bem-estar físico e emocional. Para cuidar da saúde mental, frequentar ambientes ao ar livre, praticar exercícios físicos e participar de atividades culturais são práticas altamente recomendadas. Em Belo Horizonte, há diversas opções de equipamentos gratuitos e acessíveis à população.
Confira 10 lugares e serviços gratuitos para lazer, descanso e cuidado com a saúde mental:
O Parque Américo Renné Giannetti é uma opção de área verde em meio ao centro urbano de Belo Horizonte. Com 182 mil metros quadrados de vegetação, o lugar é o patrimônio ambiental mais antigo da cidade e pode ser uma ótima oportunidade para fazer piqueniques, caminhar ao ar livre ou praticar exercícios físicos. A entrada é totalmente gratuita e o local funciona das 7h às 21h, todos os dias.
Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro, Belo Horizonte
Dentro do próprio Parque Municipal, opera o Teatro Francisco Nunes. O espaço também é uma opção de lazer e de programa cultural acessível. Apesar de nem toda a programação ser de graça, há opções de espetáculos gratuitos que podem ser conferidos no Portal da Prefeitura.
Endereço: Av. Afonso Pena, 1321 – Centro, Belo Horizonte
O Cine Santa Tereza apresenta uma programação totalmente gratuita de terça a domingo. Neste mês, a mostra “Tela em transe: Desertos em cena” exibe diferentes filmes com cenários desérticos e paisagens áridas. Até o dia 2 de fevereiro, serão exibidos 26 filmes.
Endereço: Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias – Santa Tereza, Belo Horizonte
Sendo o maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina, o Circuito Liberdade possui diversos equipamentos de lazer gratuito para toda a população. Entre os espaços estão a Casa Fiat de Cultura, Espaço do Conhecimento UFMG, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e Centro de Arte Popular Cemig. Quase todos os equipamentos são de entrada gratuita e ficam localizados na região Centro-Sul de BH.
Muita gente pode não saber, mas o Campus Pampulha da UFMG oferece um ótimo espaço para a prática de exercício físico e momentos de lazer. Com extensa área verde, o espaço ainda conta com trilhas para corredores e ciclistas que marcam encontros para praticar esportes em grupo. Além disso, o coletivo Kundalini também se reúne periodicamente para a prática de yoga no campus. Mais informações podem ser consultadas no perfil do Instagram ky.ufmg.
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte
Leia também
Encravado na Serra do Curral, o Parque Municipal das Mangabeiras Maurício Campos é um dos maiores redutos ecológicos de Belo Horizonte. O espaço é ideal para trilhas e caminhadas ao ar livre, com a presença de micos, esquilos e outros animais silvestres. O acesso para todas as áreas é gratuito, de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas.
Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras, Belo Horizonte
Também cercada pela Serra do Curral, a Praça Governador Israel Pinheiro, mais conhecida como a Praça do Papa, tem uma vista panorâmica de Belo Horizonte. Com área verde ampla, o local pode ser utilizado para caminhadas, piqueniques, eventos e prática de esportes ao ar livre, como futebol e vôlei. O acesso é liberado 24h por dia.
Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras, Belo Horizonte
Em outra região da cidade, o Parque Ecológico Francisco Lins do Rego é um símbolo de preservação ambiental. Com 30 hectares de áreas verdes, o espaço é propício para caminhada, ciclismo, soltar pipa e descansar. Nele também foi instalado o Memorial Minas-Japão, monumento construído em homenagem ao centenário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de terça-feira a domingo.
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 7111 – Pampulha, Belo Horizonte
No perfil do instagram yoganoparquebh, o coletivo Yoga no Parque BH divulga aulas de Yoga gratuitas nos parques e praças da cidade, seja para praticantes ou iniciantes. Além disso, também são oferecidas aulas à distância.
Buscar ajuda para lidar com as questões emocionais também é essencial para cuidar da própria saúde mental. Em BH, temos o Centro de Referência em Saúde Mental, o CERSAM, especializado na oferta integral de cuidado e tratamento da população. O acolhimento ocorre por demanda espontânea ou encaminhamento de outros dispositivos do SUS. O serviço é aberto para toda a população e os endereços de todas as regionais podem ser consultados no site da Prefeitura.