Campanha quer diminuir atropelamentos em BH

<p>Em média, oito pessoas são atingidas por veículos diariamente na capital</p>

Créditos da imagem:
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

A cada dois dias, uma pessoa morre atropelada em Belo Horizonte. Na expectativa de diminuir essa estatística, considerada alarmante pelas autoridades de trânsito, a BHTrans lança hoje (21) a campanha "Pedestre, eu respeito". Tanto os motoristas quanto os pedestres receberão orientações visando à prevenção de acidentes.

Um estudo da empresa de trânsito apontou que os pedestres são os que mais morrem no trânsito. O registro de acidentes também chama atenção. Em média, oito pessoas são atingidas por veículos diariamente em BH.

Continua depois da publicidade

As ações da BHTrans envolvem mobilização social com abordagens, distribuição de material gráfico e peças teatrais nas ruas da cidade. O tema também será levado para as salas de aula.

A campanha pretende educar os motoristas, mas também vai puni-los. Durante um ano, a Polícia Militar e a Guarda Municipal vão fiscalizar e a multar quem desrespeitar os pedestres. Atualmente, não há pena para quem para na faixa ou avança o sinal sem que uma pessoa termine de atravessar.

Quem anda a pé também será orientado, principalmente para não atravessar a rua com fone de ouvido ou celular, já que isso tira a atenção, respeitar os semáforos e não atravessar em corredores entre os carros.

Segundo o órgão, os atropelamentos estão concentrados nas principais avenidas da cidade, como a Antônio Carlos, a Cristiano Machado, a Amazonas e a Afonso Pena. Por isso, a campanha será realizada nesses locais, na Savassi, na região hospitalar e no Barro Preto.