Corretores de redação do Enem são afastados

<p>Avaliadores foram afastados por baixa qualidade</p>

Créditos da imagem:
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:48

Mais de 300 corretores contratados para avaliar as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 foram afastados do processo de correção das provas.

Continua depois da publicidade

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, os corretores não cumpriram os requisitos de qualidade.

O presidente do Inep defendeu ainda que, para o próximo edital do exame, seja discutida a possibilidade de zerar as redações de candidatos que apresentarem alguma forma de deboche. Segundo ele, a comissão técnica discutirá critérios para discernir inserções inadequadas de divagações devido ao nervosismo do candidato "sério". Nesses casos, a redação não seria zerada.

Nesta semana, as redações de dois estudantes levantaram o debate sobre o critério de correção do Enem. No meio da dissertação sobre imigração no século XXI, trechos do hino do Palmeiras e de uma receita de miojo. A nota final da prova deles foi 500 e 560, respectivamente - a pontuação vai de 0 a 1.000.

Na última edição do exame, de acordo com o Inep, o número de corretores aumentou em 40%. Foram contratados 5.692 corretores, 234 supervisores de avaliação, 468 auxiliares e dez subcoordenadores pedagógicos para o processo de avaliar as redações.