Corrida mundial de aviões: de BH para a Malásia

<p>Equipe do Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG participa de competição internacional de velocidade</p>

Créditos da imagem:
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

A equipe do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG participa, neste final de semana, 17 e 18 de maio, da Red Bull Air Race, corrida mundial de aviões que acontece em Putrajaya, na Malásia. Esta é a terceira edição do evento nesta temporada.

Coordenada pelo professor Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica, a equipe integra o time inglês do piloto Paul Bonhomme. Nas primeiras edições da competição, realizadas nos Emirados Árabes Unidos e na Croácia, o time conquistou o primeiro e segundo lugares, ocupa no momento a segunda posição na classificação geral.

O trabalho da equipe, formada pelo professor e mais três alunos, consiste em otimizar a trajetória e a análise dos dados de voo. ?Os bons resultados alcançados pelo time inglês foram muito influenciados pela nossa atuação?, destaca Iscold.

Continua depois da publicidade


Doze pilotos estão competindo na categoria Master Class em oito corridas, válidas para o título mundial da Red Bull Air Race World Champion. O objetivo é percorrer uma pista aérea formada por postes cheios de ar no menor tempo possível e com o menor número de penalidades. O campeão será o piloto que somar mais pontos ao final da última etapa da temporada, que será realizada na China, em novembro.

Em 2010, a equipe do CEA conquistou o primeiro lugar da competição, também integrando o time de Paul Bonhomme. A Red Bull Air Race é um campeonato mundial oficial, credenciado pela Federação Mundial de Esportes Aéreos (FAI). Outras informações estão disponíveis no site da competição.

Fonte: UFMG