Que tipo de ?aprendiz? você é?

<p>Estudo revela que existem oito perfis de inteligência e descobrir qual é o seu pode ajudar na hora da prova</p>

Créditos da imagem:
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

Saber o índice do seu quociente de inteligência, o famoso QI, não é tão relevante quanto parece. Estudiosos acreditam que é mais importante definir a sua forma de aprendizagem. Em meados de 1980, a ideia de uma inteligência única começou a desaparecer, principalmente, a partir dos estudos desenvolvidos pelo psicólogo e professor norte-americano Howard Gardner, que lançou a Teoria das Inteligências Múltiplas.

Continua depois da publicidade

A ideia é reconhecer que o ser humano possui habilidades diferenciadas para cada tipo de atividade e, portanto, mais de um tipo de inteligência, embora todos estejam interligados. Especialista em Educação da Universidade de Harvard, Gardner defendia pelo menos oito tipos de inteligência, resultantes da combinação entre herança genética e influências do ambiente.

O estudante que se prepara para o vestibular pode identificar seus pontos fortes, trabalhar para desenvolvê-los e se sair melhor durante a prova. Conheça os oito tipos de inteligências e identifique o seu:

Lógico-Matemática
Habilidade de resolver problemas a partir da lógica, realizar operações matemáticas e investigar questões científicas. Inteligência desenvolvida em cientistas.

Linguística
Sensibilidade para língua falada e escrita, capacidade para aprender línguas e de usar a linguagem para alcançar os próprios objetivos. Encontrada em escritores, locutores e advogados.

Intrapessoal
Habilidade de olhar para dentro de si mesmo e entender as próprias intenções, objetivos e emoções. Necessária para encontrar erros no próprio raciocínio. Capacidade de autoconhecimento, presente em artistas, escritores, psicólogos, filósofos e cientistas.

Espacial
Habilidade de reconhecer e manipular padrões no espaço, lidar com objetos do concreto e sua localização. É útil para quem trabalha com a coordenação motora e tem de compreender o mundo visual. Bem desenvolvida em arquitetos, pintores e escultores.

Corporal-Cinestésica
É o tipo de inteligência usada para resolver problemas e executar movimentos complexos com o próprio corpo. Você a encontra em dançarinos, mímicos e esportistas.

Interpessoal
É a capacidade de entender as intenções dos outros. Bastante necessária a quem coordena e executa trabalhos em grupo. Geralmente presente em líderes políticos e religiosos, vendedores, políticos, professores, clínicos e atores.

Musical
Semelhante à inteligência linguística, só que relacionada a sons. É a habilidade de compor e apreciar padrões musicais. Encontrada em compositores, cantores, dançarinos e maestros.

Naturalística
A forma como alguém se relaciona com a natureza, sensibilidade para perceber e organizar fenômenos e padrões, como a diferença entre plantas quase idênticas. Costuma ser encontrada em biólogos e membros de tribos indígenas.

Baseado na teoria de Howard Gardner, o site Guia da Carreira desenvolveu o ?Teste dos Tipos de Inteligência?, indicando dois tipos de inteligência predominantes e também qual o menos desenvolvido. A ferramenta é livre e gratuita.


Fontes: Instituto Claro, Guia da Carreira, revistas Super Interessante e Educação UOL