Saiba os temas já propostos na redação do Enem

<p>Saber quais são os temas que já foram trabalhados é uma boa forma de entender a estrutura da prova </p>

Créditos da imagem: Joana Rangel/ Creative Commons
Joana Rangel/ Creative Commons
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

A redação é uma das maiores preocupações entre os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de mostrar que conhecem o assunto sugerido na prova, os candidatos precisam apresentar propostas de possíveis soluções, unindo o domínio do conteúdo à habilidade para argumentação.

Continua depois da publicidade

Saber quais são os temas que já foram trabalhados na redação do Enem também é uma boa de entender a estrutura da prova e os tipos de assuntos que geralmente são tratados. Em geral, a proposta de tema da redação é acompanhada de outros materiais que podem ajudar a ter ideias de como desenvolver o seu texto. Frequentemente esses materiais são trechos de textos, mas também podem ser fotos, charges, tiras.

2009

A prova de 2009 tratou do comportamento humano e trouxe o tema ?O indivíduo frente à ética nacional?. Aos candidatos, sugeriu-se apresentar uma proposta de ação social sobre o assunto. A questão foi acompanhada de dois textos de apoio: um que falava sobre o comportamento do brasileiro na atualidade, e outro sobre corrupção. Havia também uma tira de Millôr Fernandes que critica a dificuldade de encontrar pessoas honestas.

2010

No ano seguinte, o tema da redação foi ?O Trabalho na Construção da Dignidade Humana?. Desta vez, a exigência foi de que os estudantes apresentassem também uma proposta de ação social, mas houve também a possibilidade de fazer a redação falando sobre uma experiência própria que se encaixasse no assunto.

O Exame trouxe dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo, remetendo à assinatura da Leu Áurea em 13 de maio de 1888, outro sobre o futuro cenário do mercado de trabalho e importantes fatores que o constituem, como a busca por qualidade de vida, o perfil dos profissionais, a globalização e a preocupação com o meio ambiente.

2011

A vida moderna e as redes sociais foram o assunto proposto para os textos da prova de 2011. O tema ?Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado? convidou os candidatos do Enem a apresentar uma proposta de conscientização social para problemas da atualidade que envolvem a a vida em rede, internet, liberdade de expressão e privacidade.

Os textos de apoio tratavam sobre o acesso à rede como um direito fundamental do ser humano, de acordo com declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), a mudança de comportamento da sociedade à medida que a internet se populariza, trazendo a informação de que, por exemplo, brasileiros passam cerca de 20% do seu tempo on-line, utilizando as redes sociais, e acrescentando ainda as consequências ? boas ou ruins ? o constante acesso a estas ferramentas pode acarretar. Os estudantes puderam ler, também, uma tira de André Dahmer que faz sátira à grande quantidade de câmeras de segurança que monitoram todos os nossos passos atualmente.

2012

Nas provas da última edição do Enem os candidatos escreveram baseados no tema ?O movimento imigratório para o Brasil no século XXI?, tendo que apresentar uma proposta de intervenção para a problemática proposta.

Desta vez, a prova trouxe três trechos de textos para apoiar a argumentação dos estudantes. Eles tratavam da imigração para o Brasil desde os séculos XIX e XX, quando as lavouras de café e a indústria paulista atraíram muitos europeus ao país, do fluxo de trabalhadores da Bolívia em busca de oportunidades de trabalho pela América Latina, e também dos imigrantes haitianos que têm entrado no Brasil ilegalmente após o terremoto que atingiu o país da América Central em janeiro de 2011.

EBC Notícia