Turista brasileiro virou 'persona non grata' em vários países devido à alta incidência da Covid e à circulação de variantes no Brasil
O turista brasileiro teve sua entrada vetada em grande parte dos países do mundo devido à alta incidência do coronavírus, à vacinação lenta contra a Covid-19 e à circulação de novas variantes no Brasil. Dos 51 países da Europa, são 24 os que permitem o desembarque de pessoas partindo do Brasil. Destes, 13 aceitam a entrada de brasileiros vacinados contra a covid-19 sem nenhuma restrição.
Andorra, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, França, Finlândia, Geórgia, Liechstenstein, Lituânia, Romênia, Suíça e Ucrânia aceitam a entrada de turistas brasileiros totalmente vacinados. Já Albânia e Macedônia do Norte permitem a entrada de qualquer viajante brasileiro totalmente vacinado ou não. Letônia somente pessoas com visto de longa duração, como estudantes.
Belarus, Croácia, Eslováquia, Espanha, Irlanda, Letônia, Moldávia e Turquia autorizam a entrada de brasileiros imunizados, desde que cumpram determinadas medidas de prevenção, como quarentena e apresentação de teste negativo. O isolamento exigido pelos territórios deve ser feito em local previamente informado pelo viajante ao governo. Em caso de descumprimento, multa pode ser aplicada.
Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido aceitam atualmente somente a entrada de pessoas que se encaixam em certas exceções, como cidadãos do país ou de outro membro da União Europeia.