FecharX

Ação educativa sobre regras de bagagem de mão chega ao Aeroporto Internacional de BH

A campanha começa no dia 17 de abril e vai durar duas semanas



Créditos da imagem: Simon Kadula/Shutterstock.com
Main bagaem de mao simon kadula shutter
Redação Sou BH
12/04/19 às 19:07
Atualizado em 12/04/19 às 19:09

Atenção, passageiros! A campanha sobre as regras da bagagem de mão, promovida pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) vai chegar ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

A ação educativa, que começou no dia 10 em Brasília, Campinas, Curitiba e Natal, vai ser feita na capital mineira a partir da próxima quarta-feira (17) e dura duas semanas. Segundo a associação, o objetivo é facilitar o fluxo de clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo mais conforto aos passageiros a bordo das aeronaves. 

De acordo com as normas em vigor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), definidas pela Resolução 400/206 de dezembro de 2016, as medidas da bagagem de mão devem obedecer às dimensões de 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Os padrões, definidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), são mais adequados à a acomodação, conforto e segurança no interior das aeronaves. É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.


Divulgação/ABEAR

Campanha

Nas primeiras duas semanas, a ação tem caráter estritamente educativo, apenas para informar os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas e podem estar sujeitas a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem. No total, 200 agentes se dividirão em 15 aeroportos brasileiros.

Bagagens

Há dois tipos de bagagem: a de mão, que vai na cabine, e a despachada, que é transportada no bagageiro do avião. A quantidade de volumes permitidos (ou peso máximo) pode ser definida pelas companhias aéreas de acordo com a tarifa do bilhete, a aeronave e o destino, além do status do cliente nos programas de milhagem ou fidelidade. As informações devem estar descritas no contrato de transporte.

Veja todas as regras sobre a bagagem de mão.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante