Prefeitura da histórica cidade mineira entrou em acordo com a Associação dos Charreteiros
A turística e histórica cidade de Tiradentes, na região Central de Minas Gerais, se despede das charretes de tração animal e abraça a era dos veículos elétricos. Nesta terça-feira, 21 de maio, foi assinado pela prefeitura local o termo de compromisso para a substituição das charretes por modelos elétricos, encerrando uma prática secular na cidade.
Segundo comunicado veiculado nas redes sociais da prefeitura, “a principal preocupação foi garantir segurança financeira aos 30 trabalhadores envolvidos e respaldo legal na transição”. Os veículos serão custeados pelo Ministério Público e outros agentes envolvidos. Não foi informado quando as charretes serão substituídas por veículos motorizados. Participaram da assinatura do termo o prefeito de Tiradentes, o procurador municipal, o superintendente de Turismo e representantes da Associação dos Charreteiros de Tiradentes.
Assunto polêmica com ativistas dos direitos dos animais, as charretes estão entre os passeios mais tradicionais de Tiradentes. Com suas cores vibrantes e conduzidas por cavalos, elas oferecem aos visitantes uma volta pelo Centro Histórico, permeada por histórias e curiosidades sobre a cidade. Elas estão localizadas no Largo das Forras e o passeio custa, em média, R$ 25, com direito a paradas para fotos.