FecharX

Circuito Cultural transforma Praça da Liberdade

Secretarias do Governo dão lugar a espaços de cultura, história, arte e conhecimento



Créditos da imagem: Divulgação
Main circcultpcaliberdade divulg 20140807015202
Vista aérea do Circuito Cultural Praça da Liberdade
Redação Sou BH
07/08/14 às 23:09
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

A beleza natural da Praça da Liberdade sempre foi um atrativo para caminhadas, passeios de bicicleta e patins. Mas, desde 2010, ela vem se transformando em polo cultural, juntamente com seu entorno. A antiga sede do Governo de Minas deu lugar ao maior conjunto integrado de cultura do Brasil. E, hoje, a praça é ponto de encontro e conhecimento, de compartilhar ideias e sensações.

“É onde eu encontro a própria cidade, posso conhecer melhor Belo Horizonte”, afirma Ilza Soares Silva de 36 anos. Acompanhada das sobrinhas Ana Carolina, 17 e Marcelle, 11, Ilza passeava pelo Centro Cultural Banco do Brasil, enquanto aguardava a hora de assistir à peça “Relatório para uma Academia”.

O CCBB (Praça da Liberdade, 450. Funcionários) é apenas um dos 12 espaços abertos à visitação, permitindo o acesso a exposições, teatro, dança, palestras e tantas outras atividades. A estes serão somados mais cinco, que estão em processo de implantação. Segundo a gerente executiva do Circuito, Cristiana Kumaira, a proposta é conhecer Minas Gerais em seus diversos aspectos por meio de uma programação diversificada, “com o diferencial de poder usufruir desta diversidade em uma mesma região da capital”.

Um adiantamento cultural, na visão de Ronaldo Nagem, 67, morador do bairro Santa Tereza, para quem a cidade tem muito a crescer. “BH é uma cidade nova, com pouco mais de cem anos e já tem um importante circuito cultural. Algo valioso para a população, que não para de crescer, somos quase três milhões”. E segue seu pensamento, citando a cidade de Braga, em Portugal, rica em cultura e tradições. “Se considerarmos outras cidade do mundo, como Braga, que tem mais de dois mil anos, percebemos o quanto este Circuito representa. Espero que seja só o início, que essa iniciativa se propague e seja bem divulgada”.

Acompanhado da esposa, Maria Helena, 67, ele prestigiava uma apresentação da Série de Concertos Coloniais, oferecida pelo Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade, 640. Savassi). Maria Helena acredita que “precisamos de espaços como estes, especialmente para a juventude, o contato deles com a arte e o conhecimento”.

Recorde de visitação

Criado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade já alcançou a marca de mais de três milhões de visitantes. Como bem destacou a belo-horizontina Ilza Soares Silva, ao explorar o Circuito, o mineiro descobre BH e particularidades de todo o estado. Não só os mineiros, o espaço atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo.

Durante a Copa do Mundo, por exemplo, a movimentação turística bateu recorde de público: quase 125 mil visitantes, no período correspondente à 1ª fase de jogos. O número quase triplicou em relação ao mesmo período de 2013, quando foram registradas cerca de 50 mil visitas.

Saiba mais sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade.