Lisboa, Panamá e Santiago lideram entre os destinos internacionais no BH Airport
O Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Confins (BH Airport), principal terminal de Minas Gerais, registrou aumento significativo na procura por viagens ao exterior em 2024. Entre janeiro e agosto, mais de 180 mil passageiros partiram do aeroporto rumo a destinos internacionais, com Portugal, Panamá e Chile liderando o ranking de países mais buscados.
A rota Belo Horizonte-Lisboa foi a mais movimentada no período, com cerca de 58 mil passageiros. Já a conexão para o Panamá somou 48 mil viajantes, seguida por Santiago, no Chile, com 31 mil.
Apesar de Santiago ser o destino final para a maioria dos passageiros, as rotas para Lisboa e Panamá são amplamente utilizadas para conexões, com destinos como Londres, Paris, Milão, Roma e cidades nos Estados Unidos entre os mais acessados.
No caso do voo BH–Panamá, 77% dos passageiros o utilizaram para seguir viagem a outros locais, como Estados Unidos, México e Punta Cana. Já a rota BH–Lisboa teve 45% dos passageiros em conexões para outras cidades europeias.
Atualmente, o BH Airport oferece sete destinos internacionais diretos: Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Fort Lauderdale (EUA), Lisboa (Portugal), Orlando (EUA), Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).
Em 2024, o terminal ampliou a frequência de algumas rotas, como os voos para Buenos Aires, operados pela Gol, que se tornaram regulares e passaram a contar com duas frequências semanais.
Além disso, a rota BH–Curaçao, operada pela Azul, é a única no Brasil com conexão direta para a ilha. Em dezembro, a frequência dos voos foi dobrada, assim como a rota para Fort Lauderdale, na Flórida, que recebeu reforço.
O gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido, destacou a importância da ampliação das rotas internacionais. Segundo ele, as conexões fortalecem a posição de Minas Gerais no cenário global.
“Na medida que a gente conecta o nosso estado a mais destinos no exterior, oferecemos não apenas mais opções de viagem de entretenimento e lazer aos passageiros, mas também ampliamos a projeção de Minas Gerais no mundo, trazendo mais oportunidades para a nossa região”, afirmou.