Cachoeiras, trilhas e paisagens naturais oferecem experiências de aventura e contato com a natureza para visitantes da região metropolitana
De Ibitipoca a Milho Verde, destinos mineiros combinam cachoeiras, mirantes e trilhas para quem busca lazer ao ar livre
Minas Gerais reúne cenários de natureza exuberante a poucas horas de BH, ideais para quem busca fazer ecoturismo, em lugares com cachoeiras, trilhas e esportes ao ar livre.
De Ibitipoca a Milho Verde, cada destino oferece experiências diferentes, combinando aventura, paisagens e contato direto com o ambiente natural. Selecionamos algumas boas opções para você visitar, veja abaixo:
No Parque Estadual de Ibitipoca, em Conceição do Ibitipoca, os visitantes encontram cachoeiras que deságuam em lagos de pouca profundidade, rochas de cores variadas e grutas para explorar. O acesso é feito pela BR-040, sentido Juiz de Fora, e pela BR-267 até Lima Duarte, com os últimos 27 quilômetros por estrada de terra até a vila.
A cidade é conhecida por suas cachoeiras e pelo pôr do sol visível da pirâmide, um ponto alto da cidade. Saindo de BH, a rota passa por Juiz de Fora e BR-267 até Cruzília. Para evitar trecho de terra, é possível seguir até Cambuquira e depois acessar São Thomé das Letras.
Com seus cânions e formações rochosas, Capitólio atrai quem busca esportes radicais, passeios de barco e trilhas por mirantes e lagos. A viagem de BH até a cidade pode ser feita pela rodovia MG-050.
O Parque Nacional Serra do Cipó oferece trilhas, quedas d’água e a oportunidade de observar animais em seu habitat natural. O acesso a partir de BH se dá pela MG-010, passando por Lagoa Santa, atravessando o Rio das Velhas e seguindo até o distrito Serra do Cipó, em Santana do Riacho.
Milho Verde combina paisagens naturais com charme histórico. A região apresenta cachoeiras em diversos formatos, formações rochosas e piscinas naturais. De BH, o trajeto inclui a BR-040 em direção a Brasília, BR-135 e BR-259.