Descubra São João Del Rei: igrejas barrocas, Maria Fumaça, vinícola e roteiros charmosos no coração histórico de Minas Gerais
São João Del Rei é uma das cidades mais antigas e famosas de Minas Gerais. A gente ainda não conhecia e fomos completamente surpreendidos pela beleza das igrejas e atmosfera da cidade, que tem pouco mais de 100 mil habitantes.
Bom, por lá tem tudo que uma grande cidade precisa ter, mas ao chegar no centro histórico você é completamente transportado para o século XVIII. As ruas de paralelepípedo, as igrejas imponentes, os casarões e a arquitetura preservada parecem ter saído de uma cidade cenográfica que carrega muita história, a nossa história!
Leia também:
Nossa estadia na Pousada Paço do Lavradio foi simplesmente maravilhosa. Localizada a apenas 4 km do centro histórico de São João del-Rei e a 9 km de Tiradentes, a pousada oferece fácil acesso aos principais pontos turísticos da região.
Situada em uma área de 5.000m², proporciona um ambiente tranquilo, onde é possível desfrutar do silêncio e do canto dos pássaros. Os quartos são finamente decorados, com camas confortáveis, ar-condicionado, TV e Wi-Fi gratuito. O café da manhã é farto e delicioso, com especialidades locais preparadas em forno a lenha. Além disso, a pousada conta com piscina ao ar livre e áreas de lazer para as crianças, o que foi perfeito para a Clarinha.
Aqui a gente começa pelo mais importante, andar no centro histórico. Três das principais igrejas ficam na mesma rua, separadas por passos de distância: a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar tem uma decoração em talha dourada, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo com torres octogonais e interior bem decorado, incluindo uma pintura imponente no teto e a Nossa Senhora do Rosário.
A igreja Nossa Senhora das Mercês guarda a cidade bem do alto e a igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, tem uma fachada imponente e detalhes cuidadosamente pensados pelo artista – a minha igreja favorita.
Todas as igrejas carregam a marca registrada de São João, os sinos. A tradição secular dos sineiros mantém viva uma linguagem única, onde cada toque possui um significado especial, comunicando mensagens específicas à comunidade. Essa rica tradição foi reconhecida em 2009 como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, destacando sua importância cultural e histórica.
Uma experiência inesquecível! O trajeto de 12 km entre São João del-Rei e Tiradentes é percorrido por uma locomotiva a vapor, também do século XVIII, proporcionando vistas deslumbrantes das paisagens mineiras. As viagens ocorrem às sextas, sábados e domingos, com horários variados, e é recomendado comprar os ingressos com antecedência.
A localização de São João Del Rei também é muito propicia para explora as cidades próximas, quei oferecem uma variedade de opções de lazer que combinam história, cultura e gastronomia. Tiradentes, por exemplo, é conhecida por seu centro histórico bem preservado, com ruas de pedra e construções coloniais, além de sediar eventos culturais e festivais gastronômicos ao longo do ano.
Bichinho, em Prados, é ideal para explorar ateliês e lojas que oferecem uma variedade de peças artesanais, além de apreciar a arquitetura colonial preservada e degustar a gastronomia local.
Resende Costa se destaca pela tradição no artesanato em tear, produzindo colchas, tapetes e outros itens têxteis que refletem a cultura mineira. As ruas da cidade são adornadas por essas peças coloridas, e os turistas têm a oportunidade de visitar as lojas e oficinas para conhecer de perto o processo de produção.
Já Ritápolis destaca-se no enoturismo com a Vinícola Mil Vidas, proporcionando aos visitantes uma experiência única que une a degustação de vinhos à beleza das paisagens locais.
Gostou das dicas? Para mais informações sobre este e outros roteiros, siga o @aquipertin no Instagram.