Programação comemora 150 anos da Escola de Minas: saiba como se inscrever para conhecer os setores de Mineralogia e História Natural do acervo
Setores de História Natural e Mineralogia do Museu de Ciência e Técnica da UFOP, em Ouro Preto, serão reabertos temporariamente
O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, em Ouro Preto, reabrirá temporariamente para visitação gratuita entre os dias 10 e 31 de outubro, embora permaneça fechado para o público regular. Durante o período, visitantes poderão conhecer os setores de História Natural e Mineralogia 1 com acompanhamento de monitores.
A iniciativa faz parte das comemorações dos 150 anos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O Museu de Ciência e Técnica de Ouro Preto, localizado no antigo Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes, tem um acervo de milhares de peças, incluindo mais de 30 mil amostras mineralógicas.
As visitas guiadas ao Museu de Ciência e Técnica de Ouro Preto terão duração de aproximadamente uma hora e ocorrerão em grupos de até 15 pessoas, às quartas, quintas, sextas-feiras e aos sábados. Não há limite de idade, mas crianças devem estar acompanhadas por responsáveis.
As inscrições para o dia 10 e para a semana seguinte começam em 7 de outubro. Novas vagas serão liberadas semanalmente, sempre às quartas-feiras, pela plataforma Sympla. Os participantes devem chegar ao local com 15 minutos de antecedência, pois as vagas de ausentes poderão ser repassadas para a lista de espera.
A programação especial também inclui o Observatório Astronômico. As visitas acontecerão nos dias 13, 20 e 27 de outubro, em dois horários: das 18h30 às 20h e das 20h às 21h30, com grupos de até 20 pessoas.
As atividades, que dependem das condições do tempo, serão conduzidas pelo professor Hermano Schneider Velten e por dois bolsistas. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla, com um total de 120 vagas oferecidas.
A visitação foi autorizada após a aprovação do projeto de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e se limitará aos setores de História Natural e Mineralogia 1, no andar inferior. Segundo a UFOP, a restrição visa proteger os visitantes, o acervo e o prédio.
O Museu de Ciência e Técnica de Ouro Preto está fechado regularmente devido à necessidade de intervenções de segurança e à equipe reduzida. Uma nova etapa de obras, com duração de um ano, já foi licitada para melhorias na instalação elétrica, telhado e janelas. A Escola de Minas espera retomar a visitação regular em 2028.