Região que deu nome ao copo Lagoinha é tema do Guia de Bairros desta semana; confira
Muito antigo, o bairro Lagoinha nasceu junto à cidade planejada de Belo Horizonte, no final do século XIX. Na época, o lugar pertencia à quarta geração de imigrantes italianos que chegaram em Minas Gerais.
E, apesar de muito negligenciado, o Lagoinha é cheio de cultura, histórias e tradicionalidades de BH. Consigo, traz a origem do nosso amado copo lagoinha, conhecido por muitos lugares do Brasil como ‘copo americano’. Aqui, ele é chamado assim porque era no bairro que ficava um dos primeiros pontos de venda do copo na capital mineira, mais especificamente na esquina da Rua Itapecerica com Avenida do Contorno.
Leia também:
Por isso, se você tem curiosidade de saber o que fazer no Lagoinha, confira o Guia de Bairros desta semana:
Com palco em estilo italiano, o Teatro Ney Soares, administrado pela Fundação de Educação, Artes e Cultura, Fundac, é aquele lugar perfeito para assistir e participar de apresentações, companhias de ballet, formaturas, eventos e congressos. Se você consome cultura, vale ficar de olho e acompanhar a programação!
Endereço: Rua Diamantina, 463 – Lagoinha, Belo Horizonte
O Quintal do Degas é um bar que surgiu do encontro de amigos no quintal da casa do Leonardo Degas, o dono do bar. De início, a ideia era receber amigos, tomar uma cerveja e ouvir um samba. No entanto, com o tempo, os amigos foram trazendo mais pessoas e, assim, o local se tornou um bar famoso pela baixa gastronomia e recepção calorosa. Conheça!
Endereço: Rua 15 de Abril, 75 – Lagoinha, Belo Horizonte
Leia também:
Contradizendo o nome, o Barzenho tem fartura de comida e está sempre de geladeira cheia. Com uma das cervejas mais geladas no bairro, o lugar é uma espécie de “gastrobar”, e oferece diversidade cultural e gastronômica em uma só experiência. Você gosta de um bom barzinho, não pode deixar de conhecer esse!
Endereço: Rua Itapecerica, 865 – Lagoinha, Belo Horizonte
Localizado em uma casa de esquina, que mais parece uma casinha de vó, o Bença Bençoi é conhecido pelos petiscos mineiros, como o chips de jiló e o torresminho. Os drinks da casa, por outro lado, são tão inovadores que levam nomes de ícones da capital mineira, como Hilda Furacão e Loira do Bonfim.
Endereço: Rua Diamantina, 492 – Lagoinha, Belo Horizonte
A Escultura Alê do Rosário eterniza a história de luta das comunidades tradicionais do Vale do Jequitinhonha, homenageando o líder quilombola e ativista cultural Alê do Rosário (1988-2019). A obra foi instalada há pouco tempo, em 2024, no Quintal da Dona Geni, e tem um valor político e histórico inestimável! Vale conhecer!
Endereço: Praça do Mercado da Lagoinha – Lagoinha, Belo Horizonte
Leia também:
A Casa da Loba foi uma das primeiras casas construídas no Lagoinha e faz parte de um conjunto de edificações indicadas para tombamento. Mesmo sendo objeto de herança até hoje, entidades da capital mineira lutam para preservar a história do lugar.
Endereço: R. Itapecerica, 579 – Lagoinha, Belo Horizonte
O Restaurante Casa Velha é mais um lugar que preserva a história do bairro. Ocupando uma casa antiga e restaurada, o estabelecimento serve comida no fogão a lenha, do jeito que o mineiro gosta! Vale experimentar!
Endereço: Além Paraíba, 400 – Lagoinha, Belo Horizonte
A Fábrica de Artes é uma escola de capacitação que atende alunos com aulas de teatro, dança, música e desenho. Com preços acessíveis e visando a transformação pessoal e social, o lugar também oferece apresentações para quem quiser assistir, mas vale ficar de olho na programação divulgada nas redes sociais!
Endereço: Rua Formiga, 450 – Lagoinha, Belo Horizonte
O Galpão 54 é uma casa de shows preparada para receber eventos e apresentações. Por isso, se você ama uma festinha de carnaval, festejos juninos ou shows daquele artista que quase nunca está por aqui, acompanhe o Galpão 54!
Endereço: Rua Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha, Belo Horizonte
Leia também:
Por fim, se você tá procurando aquele PF bem servido, no estilo Centro de BH, esse é o lugar! O restaurante do Seu Geraldo tem mais de 30 anos de história e serve almoço a R$ 15.
Endereço: Rua Diamantina, 654 – Lagoinha, Belo Horizonte