Lugares para ir no inverno em Minas Gerais

O Sou BH selecionou algumas cidades e eventos para você poder aproveitar a temporada de frio em todo o estado

Créditos da imagem: Divulgação
O distrito de Monte Verde promove o Festival de Inverno, além de outras atrações para os turistas curtirem a temporada
Redação Sou BH
23/07/15 às 17:21

Continua depois da publicidade

Por Izabelle Fonseca, colaboradora do Sou BH

Se o mês de julho tivesse uma combinação perfeita, esta seria quando as férias se juntam ao inverno. A estação em Minas Gerais é famosa por oferecer uma programação intensa, com diversos festivais, ótimas opções de hospedagem e passeios especiais.

As pousadas no interior ou próximas à região metropolitana de BH, oferecem planos especiais para os visitantes curtirem o friozinho, tomando um bom chocolate quente ao lado de uma lareira, por exemplo.

Já para quem prefere uma programação mais agitada, os atrativos estão nos Festivais de Inverno que acontecem em diversas cidades. Os turistas podem curtir uma série de shows, oficinas, workshops, além de experimentarem as delícias da gastronomia local e típicas da temporada.

Para quem está de férias ou planeja passar apenas um final de semana fora da cidade, confira as dicas de passeios para fazer durante o inverno:

Pousada Pequena Tiradentes

Conforto, charme e tranquilidade são os pontos fortes da pousada Pequena Tiradentes. Localizada na cidade de Tiradentes, interior mineiro, o local possui estilo colonial e estrutura completa para proporcionar aos hóspedes uma ótima estada. Entre os atrativos, piscina coberta aquecida ou com cascata, jacuzzi, bar, espaço para massagem, sala de leitura, sauna e fitness center. Nos quartos, uma homenagem às personalidades femininas brasileiras, que levam os nomes de "Senadora Marina Silva", "Cora Coralina" ou "Chiquinha Gonzaga". Ao todo, são 62 acomodações diferenciadas, com muito luxo e conforto para quem deseja relaxar e descansar.

Pousada Carumbé

A Carumbé fica logo na entrada de Lavras Novas, há 117 km de Belo Horizonte. Além das suítes confortáveis e aconchegantes, a pousada oferece um café da manhã variado, com deliciosas receitas mineiras. Nos finais de semana, a Carumbé promove caminhadas ecológicas com guia para as cachoeiras e mirantes da região. Durante o dia, o lazer fica na piscina com cachoeira ou em uma piscina aquecida com sauna e hidromassagem. Já durante a noite, os hóspedes podem aproveitar das espreguiçadeiras, TV com lareira e taberna à luz de velas.

Pousada Província

A Pousada Província está localizada em Lavras Novas, uma pequena e charmosa cidade situada a pouco mais de 15 km de Ouro Preto, em Minas Gerais. Confortável e aconchegante, a pousada atrai turistas de vários lugares, já que oferece ambiente agradável e ideal para recarregar as energias. Com café da manhã farto e variado, piscina, sauna e uma cozinha pronta para atender aos clientes, a pousada também oferece rodízio de caldos, feitos no fogão a lenha, aos sábados de tempo frio. No cardápio de bebidas estão disponíveis vinhos, cervejas e bebidas sem álcool.

Hotel Fazenda Igarapés

O Hotel Fazenda Igarapés localizado no km 513 da BR 381, a apenas 40 minutos de Belo Horizonte e próximo ao Inhotim, é um convite a quem aprecia as delícias da roça e o clima aconchegante da fazenda mineira. Suas 19 suítes rústicas, o Chalé dos Amores e as Casas (Amarela e das Flores) estão localizados em uma área cercada por bosques e charmosas serras da região e oferecem toda a tranquilidade da natureza para quem deseja relaxar com conforto e paz. Com a proposta de preservar as tradições da roça, aliadas ao lazer e comodidade, o empreendimento conta com estrutura completa de lazer. O Hotel dispõe de uma grande área verde para contemplação do clima rural em meio a um ambiente de total aproximação com a natureza. Os hóspedes ainda podem fazer um passeio ao Inhotim que fica próximo ao Hotel.

Festivais de Inverno

Os festivais de inverno contagiam o interior de Minas Gerais, levando ao público uma programação variada em diversos campos da cultura. Existem opções para quem quer ir pertinho da capital, como em Nova Lima, ou para quem deseja fazer uma viagem mais longa, indo até Ouro Preto, São João-Del Rei e Monte Verde. Shows, workshops, espetáculos de teatro e dança e oficinas atraem turistas de todo o Brasil, que além de curtirem a programação, podem conhece um pouco mais do interior mineiro. Confira as opções de Festivais de Inverno na matéria especial do Sou BH.  

Monte Verde 

Distrito de Camanducaia, Monte Verde é conhecido por seu clima frio abaixo da média. Localizado em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, o local já ganhou o título de melhor destino de inverno no Brasil, além do prêmio de cidade mais romântica, em anos anteriores. 

Para quem gosta de gastronomia, não faltam pratos típicos da culinária mineira e alemã, além de chocolates saborosos. Há 483 km de Belo Horizonte, Monte Verde possui charmosas pousadas, trilhas, rios, parques, entre outros pontos turísticos, que atraem muitos turistas durante todo o ano. 

São Tomé das Letras

Situado a 337 km de Belo Horizonte, São Tomé das Letras possui diversos atrativos que colocam o turista em contato com a natureza. São várias as rotas que levam às cachoeiras, grutas e mistérios que envolvem a cidade com um todo. 

Cercada pela Serra da Mantiqueira, a cidade destaca-se pela beleza das pedras, casarões antigos, aconchegantes pousadas, além dos restaurantes, que oferecem deliciosas opções de pratos. Entre os populares pontos turísticos, estão o Véu da Noiva, a Gruta do Carimbado e os vários mirantes. 

Acesso o nosso Especial de Inverno e confira outros eventos e passeios especiais para aproveitar a temporada.