FecharX

Mineiros em férias: veja os destinos mais procurados do Sudeste

Vitória ficou em segundo lugar no ranking nacional de quem parte de Confins, entre janeiro e fevereiro deste ano



Créditos da imagem: Cristian Antonio Lourenco/Shutterstock.com
Main 192458 destinos sudeste cabo frio por cristian antonio lourenco
Redação Sou BH
21/01/19 às 12:18

O Sou BH já mostrou pra você as cidades mais procuradas pelos mineiros na região Nordeste do Brasil. Agora é a vez de explorarmos o Sudeste. 

Segundo uma pesquisa do buscador de voos Viajala, Vitória é o destino preferido dos mineiros partindo do Aeroporto Internacional de Confins, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. 

Quer saber o que tem pra fazer em cada um desses lugares? Confira a lista que preparamos pra você:


2º lugar no ranking nacional: Vitória

Eduardo Menezes/Shutterstock.com

Um dos atrativos da capital capixaba é o ótimo custo-benefício na hospedagem e alimentação. Vale passear por imóveis históricos como o Convento da Penha, construído no alto de um penhasco. As praias mais badaladas são a de Camburi, Praia do Canto e Curva da Jurema.

Outra vantagem é que fica perto de Vila Velha (sete quilômetros). Perto do centro, tem a praia de Itapoã, com boa infraestrutura, ciclovias, calçadão e quiosques. A água clara e com poucas ondas é perfeita para levar crianças. A praia da Costa tem os mesmos atributos em relação ao mar, mas, de noite, é ideal para a turma mais baladeira, com muitas opções de festas.

Mais um destino próximo a Vitória é Guarapari (menos de 60 quilômetros), local familiar de praias calmas, bem conhecido dos mineiros. Por lá, fazem sucesso a Praia do Morro, das Castanheiras e dos Namorados.

5º São Paulo

Thiago Leite/Shutterstock.com

Maior cidade da América Latina, a capital paulista atrai milhões de turistas durante todo o ano, boa parte buscando a efervescência cultural. Tem programação sete dias por semana, sem hora pra acabar, com shows, festas, peças e exposições em cartaz. Sem falar nos bares, restaurantes e pizzarias.

No coração de SP, a Avenida Paulista concentra teatros, cinemas, museus e centros culturais. Não deixe de visitar o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), com coleções de artistas como Monet, Renoir e Van Gogh.

Outro passeio legal e bem paulistano é nos bairros tradicionais, como a Vila Madalena, repleta de galerias de arte e centros culturais. E na Liberdade, um mergulho na cultura nipônica e na história da imigração japonesa no Brasil.

Mas quem precisar ‘respirar’ um pouco na ‘cidade de pedra’, pode passear no parque do Ibirapuera. Vale correr, pedalar, andar de skate, jogar bola ou, simplesmente, ficar deitado na grama contemplando a área verde.

7º Rio de Janeiro

Marchello74/Shutterstock.com

‘O Rio de Janeiro continua lindo’ talvez seja a legenda de foto mais usada por quem visita da Cidade Maravilhosa. Também, com alguns dos cartões-postais mais conhecidos mundo afora, fica difícil resistir aos clichês.

Um deles é o passeio obrigatório pra qualquer turista de primeira viagem: o tour ao Cristo Redentor, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. O acesso a ele pode ser feito por um trenzinho, em estrada de ferro de 1884. A dica é escolher um dia claro, para fazer fotos bonitas da paisagem.

No pôr do sol, vale o passeio pelo calçadão de Copacabana até chegar no Arpoador, uma água de coco num dos quiosques e até um mergulho no mar pra renovar as energias. À noite, a Lapa é um dos lugares mais badalados, com bares e casas de shows para todos os estilos. No Circo Voador, por exemplo, rolam atrações de artistas mais famosos, mas a animação está em todo lugar.

9º Cabo Frio

Cristian Antonio Lourenco/Shutterstock.com

O voo direto partindo de Confins poupa o tempo dos mineiros que querem passear na Região dos Lagos. Em Cabo Frio, uma das praias mais visitadas é a Praia do Forte, com areia bem branquinha e fina, e águas azuis, límpidas (sim, geladas, mas ideais para o verão). Uma opção mais vazia e tranquila, ótima para levar as crianças, é a Praia das Dunas, onde não há risco dos pequenos se perderem.

Separe pelo menos um dia para fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo. Além de contemplar a paisagem em alto mar, você pode aproveitar as paradas de mergulho para visitar a fauna marinha com máscara e snorkel. Outro dia pode ser investido num passeio pelas ruas de Búzios, a 26 quilômetros de Cabo Frio. O pôr do sol fica irresistível na Orla Bardot, onde há uma estátua de bronze da Brigitte. Depois, compre souvernirs nas lojinhas de presentes e jante nos restaurantes e bistrôs à meia-luz da região. 

Bônus: 3º Lisboa (Portugal)

Mapics/Shutterstock.com

O terceiro destino mais procurado pelos mineiros saindo do Aeroporto Internacional de Confins é Lisboa. Para o diretor nacional do buscador Viajala, Eduardo Martins, já era esperado que a capital de Portugal configurasse entre as cidades mais visitadas neste verão.

“Lisboa foi o destino que mais cresceu no Brasil em 2018. Entre os usuários do Viajala, a procura aumentou mais de 400%, em relação a 2017”, afirma Martins. Por lá, bom mesmo é ouvir o melancólico fado (estilo musical português), caminhar pelos becos e ruelas da cidade, e provar a gastronomia inconfundível do país.

Confira o ranking* completo do Viajala:

1º Porto Seguro (BA) - 15% das buscas processadas no período*
2º Vitória (ES) - 8%
3º Lisboa (Portugal) - 6,5%
4º Salvador (BA) - 6,5%
5º São Paulo (SP) - 5%
6º Recife (PE) - 3%
7º Rio de Janeiro (RJ) - 3%
8º Fortaleza (CE) - 3%
9º Cabo Frio (RJ) - 3%
10º Maceió (AL) - 2,3%

*Amostragem utilizada: 20 mil buscas no viajala.com.br com origem no Aeroporto Internacional de BH, entre outubro e dezembro de 2018