FecharX

Orquestra Ouro Preto faz concerto com Alceu Valença

O show marca o reencontro da musicalidade mineira com a poesia e a arte pernambucana



Créditos da imagem: Divulgação
Main unnamed  2
O repertório revive clássicos do cancioneiro de Alceu emoldurados pela música de concerto. Entre os destaques estão "Anunciação", "Tomara" e "La Belle de Jour"
Redação Sou BH
20/10/21 às 09:01
Atualizado em 20/10/21 às 09:44

Quem estiver em Paracatu, no Noroeste de Minas, nesta quarta-feira (20) poderá acompanhar um show que marca o reencontro da musicalidade mineira da Orquestra Ouro Preto com a poesia e a arte pernambucana de Alceu Valença. Para comemorar o aniversário de 223 anos da cidade, será apresentado o concerto "Valencianas", às 19h30, no Jóquei Clube. 


Sob a regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo, direção de cena de Paulo Rogério Lage e arranjos de Mateus Freire, o repertório revive clássicos do cancioneiro de Alceu emoldurados pela música de concerto. Entre os destaques estão "Anunciação", "Tomara", "La Belle de Jour" e muitos outros sucessos que integram os dois volumes do projeto aclamado pelo público e pela crítica, "Valencianas".

Gravado em CD e DVD, "Valencianas" apresenta um recorte na biografia musical de Alceu Valença, que em 2012, teve, pela primeira vez, suas canções adaptadas para a música de concerto pela Orquestra Ouro Preto. Em 2015, o espetáculo foi consagrado com o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Em 2020, o projeto ganhou um segundo volume, gravado em Portugal. A partir de Valencianas, a música de Alceu Valença estabeleceu um diálogo definitivo com a música de concerto e expandiu ainda mais seu alcance e suas possibilidades.

O Maestro Rodrigo Toffolo comemora o retorno aos palcos acompanhado de Alceu Valença. "Estamos muito felizes de poder voltar aos palcos, com toda a segurança para o público, músicos e equipe, neste reencontro mais que especial com o talento gigantesco de Alceu Valença. "Valencianas" é um projeto lindo, no qual tenho muito carinho e será uma alegria comemorar o aniversário da cidade de Paracatu ao lado da voz inconfundível desse ícone da música brasileira que é Alceu", afirma Toffolo.

Com patrocínio da Kinross Paracatu, o concerto recebe o público presencial, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança sanitária. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na Sympla.

Para Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Paracatu, "é uma grande alegria poder retomar os shows com público presente, ainda mais com esse espetáculo tão esperado por nós. Elaboramos todo um protocolo pra garantir a segurança de todos e estamos com o coração bobo de tanta expectativa."