Turismo

Parque das Mangabeiras terá trilhas especiais para celebrar o Dia Nacional do Cerrado

Atividade gratuita acontece nesta quinta (11) e sábado (13), com vagas limitadas a 25 participantes por trilha


Créditos da imagem: Reprodução / PBH
Parque das Mangabeiras promove a Trilha do Cerrado com passeios gratuitos e guiados pela mata nativa Parque das Mangabeiras promove a Trilha do Cerrado com passeios gratuitos e guiados pela mata nativa

Maria Clara Landim

|
10/09/25 às 09:04 - Atualizado em 10/09/25 às 12:24
compartilhe

O Parque das Mangabeiras, um dos cartões-postais de BH, receberá três edições comemorativas da Trilha do Cerrado nesta semana, em celebração ao Dia Nacional do Cerrado, nesta quinta-feira (11). A iniciativa, promovida pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), integra a programação de educação ambiental da capital mineira.

Leia também:

O percurso da trilha é realizado em meio à mata nativa do parque, com cerca de 400 metros e tem uma duração de uma hora. A caminhada é guiada pela equipe de Educação Ambiental da Fundação, que apresenta aos visitantes espécies da fauna e flora típicas do bioma, como barbatimão, candeia, guabiroba, murici e pau-santo.

Trilhas

Com duas saídas na quinta-feira (11), uma às 9h e outra às 14h, e uma no sábado (13), às 9h. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas esta quarta-feira (10), às 15h, pelo e-mail educaparques@pbh.gov.br. Cada grupo comporta até 25 pessoas.

Segundo a assessora de Educação Ambiental da FPMZB, Roberta Martins, o objetivo é “apresentar o valor do patrimônio ambiental preservado em meio ao centro urbano e, ao mesmo tempo, proporcionar uma atividade agradável, que estimule o uso consciente das áreas verdes de lazer”.

👨‍👧 A atividade é indicada para adultos e crianças acompanhadas de um responsável, mas não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

👟 A organização orienta que os participantes usem sapatos fechados, roupas confortáveis, protetor solar, repelente e chapéu ou boné, além de levar garrafinha de água. Em caso de condições climáticas adversas, as trilhas podem ser canceladas.