Dos entrevistados que estiveram na capital mineira pela primeira vez, 85,02% pretendem retornar
O lazer é o principal motivo da visita de turistas a Belo Horizonte. A constatação é de uma pesquisa elaborada pelo Observatório do Turismo da cidade. De acordo com o levantamento, 35,58% dos entrevistados estavam na cidade por motivos de lazer e passeio. Na sequência apareceram os que vieram para fazer negócios, somando 25,11%. Dos entrevistados que estiveram na capital mineira pela primeira vez, 85,02% pretendem retornar. Ao todo, foram realizadas 1.106 entrevistas, que garantem 97% de probabilidade e 3% de significância amostral.
“A pesquisa reforça que somos a cidade dos eventos, com praças e parques movimentados, com a alegria novamente nas ruas. É muito importante termos esses dados apresentados por meio de uma tecnologia que nos oferece vários cruzamentos e filtros, facilitando assim tomadas de decisões estratégicas assertivas em prol da política pública do turismo em Belo Horizonte”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Vale ressaltar também que, de acordo com a Pesquisa de Demanda Turística, 31,92% dos entrevistados visitaram Belo Horizonte pela primeira vez e 85,02% pretendem retornar à capital mineira nos próximos dois anos. Dentre os principais atrativos turísticos citados pelos entrevistados, observou-se que 50,13% buscaram visitar locais e festas histórico-culturais e 21,30% vieram para participar de shows, eventos e atrativos da vida noturna.
Em relação à origem dos turistas, 37,34% são de Minas Gerais, 15,91% de São Paulo, 7,59% do Rio de Janeiro e 6,33% do Espírito Santo. Estes resultados destacam o processo de regionalização do turismo, assim como preconizam as recomendações do Ministério do Turismo.
A pesquisa do Observatório do Turismo da cidade foi realizada no último mês de setembro e apresentada na última quarta-feira (19/10) ao Conselho Municipal de Turismo. As entrevistas aconteceram em atrativos turísticos, tais como a Igreja da Pampulha, museus, Mercado Central e Zoológico.