Trem noturno Vitória-Minas começa em janeiro de 2026, mas não terá parada em 16 cidades de MG e ES. Veja lista completa
Trem noturno Vitória-Minas começa a operar em janeiro de 2026 com menos paradas e novo horário anunciado pela Vale
O trem noturno da linha Vitória-Minas, operado pela Vale, começará a circular no dia 1º de janeiro de 2026, porém não fará embarque e desembarque em 16 cidades de Minas Gerais e Espírito Santo, segundo apuração do colunista Celso Martins, do iG Turismo. A circulação ocorrerá somente nos meses de janeiro e julho, períodos de maior demanda turística.
Leia também:
A decisão impacta municípios tradicionalmente atendidos pelo trem diurno, como João Monlevade, Timóteo, Antônio Dias, Itapina (ES) e Flexal (ES). Ao todo, das 30 estações existentes ao longo dos 664 quilômetros de trajeto, apenas 14 contarão com paradas do trem noturno.
A Vale informou que as vendas para o novo serviço começam em 20 de novembro. A saída de Belo Horizonte será às 19h, com chegada na estação Pedro Nolasco, em Cariacica, às 8h15 do dia seguinte. No sentido inverso, o trem parte de Cariacica às 18h, com previsão de chegada à capital mineira às 7h50.
A viagem terá duração aproximada de 13 horas. O trem noturno faz parte do acordo firmado entre a Vale, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o governo federal durante a renovação da concessão ferroviária.
Com menos paradas, de acordo com Celso Martins, a Vale afirma que o objetivo é reduzir o tempo total da viagem, aumentar o conforto e oferecer uma nova opção de deslocamento durante as férias escolares. Ainda assim, comunidades tradicionais da ferrovia expressam preocupação com a exclusão de cidades que dependem do atendimento regular para turismo, deslocamento e acesso a serviços.
A empresa mantém o serviço diurno, que segue fazendo paradas em todas as 30 estações da linha Vitória-Minas.