FecharX

Turismo em Minas tem recuperação superior à do Brasil no pós-pandemia

Atividade turística no estado cresceu 43,6% em comparação a janeiro de 2020



Créditos da imagem: Click Estúdio/Belotur
Main turismo em minas recuperacao ibge fecomercio
Especialista aponta diferencial de Minas no turismo de experiência, que traz conexão emocional com visitante
Redação Sou BH
28/07/23 às 08:08
Atualizado em 28/07/23 às 08:08

A atividade turística em Minas deu adeus aos impactos da covid-19 e recupera-se com movimentação superior ao período pré-pandemia, em uma tendência mais acelerada que o restante do país. As informações constam em análise publicada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). O Núcleo de Estudos Econômicos da federação avaliou dados do IBGE sobre o desempenho do setor de turismo, levantados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), e encontrou crescimento de 43,6% na atividade turística em Minas Gerais – a comparação é feita entre o último mês de maio e janeiro de 2020, período que antecedeu a pandemia no Brasil. 

O número do estado é bem superior ao índice geral do país, que também demonstrou recuperação com crescimento de 6,3% na comparação entre os mesmos períodos. Para Milena Soares, turismóloga da Fecomércio MG, Minas destaca-se ao oferecer opções do chamado turismo de experiência, um nicho de mercado que aposta na interação do viajante com o ambiente ao seu redor e na ligação emocional que se cria com os espaços visitados. "Minas Gerais oferece diversas opções que vão de encontro ao interesse do turista que busca vivenciar novos destinos", ela observa.

No acumulado em doze meses, o indicador de volume de atividade turística também aponta avanços crescentes tanto para o Brasil quanto para Minas, com o estado novamente à frente do índice nacional. A comparação é medida isolando dois períodos: de junho de 2022 a maio de 2023, contra junho de 2021 a maio de 2022. A atividade turística apresenta avanço de 14,5% no Brasil, enquanto Minas tem crescimento ainda mais intenso de 27,9%. 

No período mais crítico da pandemia, o indicador da atividade turística chegou a demonstrar 40% de desaceleração quando medido no início de 2021, mas o setor apresenta retomada desde o último quadrimestre daquele ano. Nos últimos 21 meses, o indicador tem sido positivo tanto para o país como no estado. A expectativa da Fecomércio MG é de que o setor turístico siga em pleno desenvolvimento e recuperação no estado, levando em conta a injeção de aproximadamente R$ 1 bilhão em recursos do Governo de Minas para impulsionar os programas de incentivo Minas Criativa e Mais Turista.